Cervejando – Brasil recicla quase 99% do total de latinhas consumidas em 2021

Compartilhe esta notícia:

Por: Monali Bassoli*

Os dados divulgados pela Recicla Latas, entidade criada por fabricantes e recicladores de latinhas para aperfeiçoar o sistema de reciclagem das embalagens no Brasil, indicam recorde brasileiro na reciclagem de latas em 2021. Foram recicladas 415,5 mil toneladas de material (33 bilhões de unidades) de um total de 33,4 bilhões de embalagens consumidas.

As informações mostram um aumento na comparação com 2020, quando o índice obtido foi de 97,4%, com 391,5 mil toneladas de latas recicladas (31 bilhões de unidades). “Houve um recorde na taxa e no volume recuperado, o que demonstra, mais uma vez, que a latinha é a embalagem de bebidas mais sustentável”, comemora Cátilo Cândido, presidente executivo da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas).

Nos últimos dez anos, o setor mantém o patamar de reciclagem acima de 95%, o que evita a emissão de 16 milhões de toneladas de gases de efeito estufa e economiza o consumo de energia elétrica em 70%. A reciclagem no Brasil gera renda para mais de 800 mil catadores de materiais recicláveis, profissionais fundamentais nas soluções de coleta seletiva, triagem e destinação adequada de resíduos sólidos no país.

Para Cátilo Cândido, os resultados 2021 mostram que o Brasil se mantém em primeiro lugar no ranking de países que mais reciclam latas, além de estar entre os três países que mais produzem esse tipo de material. “Acreditamos que essa é uma vitória de todos os envolvidos no bem-sucedido sistema de reciclagem brasileiro, no qual fabricantes e recicladores são parte fundamental do processo”, finaliza Cândido.

Lembrando que meu e-mail [email protected] está aberto para sugestões e dúvidas e que esta coluna e todas as outras já publicadas podem ser lidas no meu blog: etudocomida.tumblr.com

*Monali Bassoli é jornalista e sommelière de cerveja – [email protected]

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas municipais, estaduais, nacionais e mundiais e de refletir as distintas tendências do pensamento contemporâneo.

 

Compartilhe esta notícia: