Artigo: Aqueça seu coração

Compartilhe esta notícia:

Por: Rodrigo Segantini*

Taquaritinga é uma cidade majoritariamente cristã, embora nossa gente se divida em várias denominações de diversos matizes religiosos. Isso é herança dos costumes dos pioneiros italianos e ibéricos que primeiramente desbravaram o sertão da Alta Araraquarense no final do século XIX. Mesmo aqueles taquaritinguenses que não professam sua fé em Jesus Cristo, ainda assim são imbuídos de um propósito muito marcado pela solidariedade. Haja vista que em nossa cidade há muitas entidades assistenciais dando cobertura e apoio a vários segmentos de nossa sociedade.

Porém, especialmente nesta semana, precisaremos dar uma atenção mais especial aos nossos irmãos mais carentes. Está sendo anunciado que nossa região será varrida por uma onda intensa de frio, maior do que as que poderão chegar por aqui na época do inverno. Muitas pessoas pobres têm problemas para enfrentar uma adversidade climática como essa, ainda mais de forma inesperada como será desta vez, pois não possuem roupas e cobertas para se aquecerem. Pior ainda é quando o afetado sofre de determinada condição debilitada de saúde que será ainda mais severa caso a pessoa não se guarneça adequadamente.

O texto de hoje então é mais do que um artigo: é um pedido de ajuda. Quero dar voz àqueles que não têm como falar, quero falar em nome daqueles que não são ouvidos. Quero que você leia essas linhas e tenha seu coração tocado. Há pessoas que precisam de sua ajuda e precisam agora.

Não estou falando de crianças famintas na África. Não estou falando de mulheres que são estupradas na guerra na Ucrânia. Não estou falando de índios que estão perdendo sua cultura ancestral, nem das florestas tropicais sendo devastadas. Estou falando de pessoas que moram em Taquaritinga e que não têm roupas em condições de enfrentar o frio que está chegando em nossa cidade hoje! O problema cuja ajuda peço ao amigo leitor é aqui, o problema cuja ajuda peço ao amigo leitor está acontecendo agora.

E a solução que podemos dar é muito simples: se cada um de nós ceder e doar peças de roupas usadas de qualquer qualidade desde que em condições de uso para entidades sociais que assistem as pessoas mais carentes, já teremos feito algo de enorme benemerência. Não estou sugerindo que você deve comprar edredom e moletons: estou falando de pessoas que oram pedindo por um par de meias, estou falando de pessoas que gostariam de ter apenas uma camiseta mais para lhe cobrir o peito sobre os andrajos que já lhe vestem.

Doe roupas. Doe agasalhos. Doe cobertores. Doe meias. Simplesmente doe. Doe agora. As pessoas mais pobres e carentes da cidade estão com frio e o frio vai piorar nesta semana.

No Evangelho segundo Mateus, há uma passagem no capítulo 25, entre os versículos 35 e 45, em que Jesus diz que o que fazemos aos nossos irmãos mais carentes é recebido por Deus como feito a Ele próprio. Porque um gesto de generosidade feito em benefício daquele que precisa é um ato de Amor e Deus é Amor. Ora, se o Senhor nos ensinou a amarmos uns aos outros como Ele nos amou, esse é o momento de darmos a mais perfeita definição para isso que o Cristo espera de nós ao prestarmos solidariedade a quem mais precisa.

Jesus nos ensinou a amar ao próximo. Nestes dias de frio que preencherão essa semana, o próximo está mais próximo do que nunca: são nossos vizinhos, são nossos conterrâneos. Procure uma entidade que atendam à comunidade carente de nossa cidade e doe peças de roupas, agasalhos e cobertores. Ao permitir que um irmão não passe frio, o que é aquecido no final das contas é o nosso próprio coração.

*Rodrigo Segantini é advogado, professor universitário, mestre em psicologia pela Famerp.

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas nacionais e mundiais e de refletir as distintas tenências do pensamento contemporâneo.

Compartilhe esta notícia: