Mirian Ponzio solicita sanção de projeto concedendo “auxílio à pobreza menstrual”

Compartilhe esta notícia:

Além disso vereadora pede obras na UBS “Braz Curti”, no bairro Santa Cruz.

 

Na noite de segunda-feira, 16 de maio, os vereadores de Taquaritinga (SP), se reuniram de forma virtual para debater projetos e apresentar indicações e requerimentos. Desta forma a vereadora Mirian Ponzio aproveitou da feita para enviar duas indicações a Municipalidade.

A primeira delas é destinada ao secretário Municipal de Promoção Social, no sentido de que analise com carinho a minuta de Projeto de Lei anexa, com as justificativas desta indicação, para que seja sancionada norma concedendo “auxílio à pobreza menstrual” em nosso Município.

A vereadora apresentou informações que de acordo com o estudo “Pobreza Menstrual no Brasil: desigualdade e violações de direitos”, 713 mil meninas vivem sem acesso a banheiro ou chuveiro em seu domicílio e mais de 4 milhões não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas.

Mirian Ponzio (PT) – Foto: Gabriel Bagliotti / O Defensor

Mirian seguiu informando ainda que a pobreza menstrual é caracterizada pela falta de acesso a recursos, infraestrutura e até conhecimento por parte de pessoas que menstruam para cuidados envolvendo a própria menstruação. A pobreza menstrual afeta brasileiras que vivem em condições de pobreza e situação de vulnerabilidade em contextos urbanos e rurais, por vezes sem acesso a serviços de saneamento básico, recursos para higiene e conhecimento mínimo do corpo.

Segundo a parlamentar os resultados demonstram negligência e falta de acesso a direitos em boa parte do País. Em Taquaritinga, com a Campanha Fluxo Digno, percebemos que essa é uma demanda latente, visto que cada vez mais mulheres e entidades sociais apontam a dificuldade financeira em comprar absorventes ou falta de informações sobre métodos mais sustentáveis e econômicos para utilização no período menstrual.

Para a Mirian Ponzio, a falta de uma política municipal que de atenção para o tema, seja na estrutura da Educação com a distribuição e orientação para pessoas que menstruam, seja na Assistência Social, no amparo às famílias que necessitam de absorventes e não possuem recursos financeiros.

Nestes termos a edil solicitou uma análise da Secretaria de Promoção Social e encaminhamento de Projeto de Lei, por conta da prerrogativa da iniciativa da norma, para ser posteriormente deliberado pela Câmara Municipal em breve espaço de tempo.

Já a segunda indicação apresentada pela vereadora é para que o prefeito estude a realização de obras no prédio da Unidade Básica de Saúde (UBS) Braz Curti, no Jardim Santa Cruz.

Após visitas realizadas à UBS, a vereadora pôde constatar que há problemas em toda a calha do prédio, causando problemas de infiltração nas salas da UBS. Além disso, a população convive com a falta de assentos cobertos, enquanto aguarda o atendimento médico. Desta forma Mirian Ponzio solicita a instalação de assentos cobertos para melhor servir a população.

Compartilhe esta notícia: