Psicologia: profissão que envolve o diagnóstico e avaliação dos distúrbios emocionais e mentais

Compartilhe esta notícia:

A definição sobre qual profissão seguir é uma decisão muito importante a ser tomada. Além disso, pessoas de todo o país buscam informações e conteúdos sobre educação e possíveis áreas para trilhar sua jornada profissional. Pensando nisso, a Quero Bolsa, em parceria com O Defensor, veicula informações sobre cursos e profissões que você poderá iniciar.

Na edição de hoje, a Quero Bolsa apresenta algumas características do curso de Psicologia, cujos profissionais atuam diretamente com o bem-estar mental e emocional das pessoas.

O curso

O psicólogo estuda, pesquisa e avalia o desenvolvimento emocional e os processos mentais e sociais de indivíduos. O profissional formado em Psicologia está habilitado ao diagnóstico e avaliação dos distúrbios emocionais e mentais. Além disso, o profissional trabalhará com tópicos sobre adaptação social e a investigação de fatores, conscientes ou inconscientes, do comportamento individual e de um grupo de pessoas.

O profissional deve possuir nível superior completo e estar regularmente inscrito no Conselho Regional de Psicologia (CRP). Visando a atuação profissional, a experiência pode variar conforme a formação. Para os psicólogos, geralmente, é solicitado um período de um a quatro anos, como é o caso do psicólogo clínico. Para o psicanalista o período de formação pode chegar aos cinco anos de experiência.

Por fim, o psicólogo poderá trabalhar em diversas áreas. O profissional poderá atuar em setores educacionais, organizações governamentais ou empresas, no setor educacional ou centros hospitalares. Além disso, os profissionais de Psicologia também podem desempenhar funções com atletas e equipes esportivas.

Saiba mais sobre o curso

O psicólogo possui atuação profissional de suma importância para as pessoas e para o bem-estar da população. Caso você queira visualizar possibilidades de profissões baseadas em suas habilidades, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa.

 

Compartilhe esta notícia: