Artigo: Afasia – o distúrbio do ator Bruce Willis

Compartilhe esta notícia:

Por: Arthur Micheloni*

A pouco tempo, o ator Bruce Willis suspendeu sua carreira após ter sido diagnosticado com afasia. A Afasia não é considerada uma doença, mas sim, uma manifestação de algum outro problema de saúde. Geralmente sua principal causa é o AVC (Acidente Vascular Cerebral), porém, outros exemplos de causas da condição são tumores, traumatismos e infecções.

Afasia é um distúrbio de linguagem associado a um dano cerebral. Esse distúrbio pode comprometer a linguagem de diferentes formas, como por exemplo uma dificuldade em encontrar uma palavra para se comunicar, uma incapacidade de ler e uma dificuldade para compreender o que é dito por outro indivíduo. Geralmente afeta negativamente a qualidade de vida da pessoa, uma vez que prejudica sua comunicação e a interpretação de conversas.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, em casos leves, um indivíduo pode ter dificuldade para se lembrar de uma palavra especifica durante uma conversa, ou dificuldade em compreender por exemplo um ditado popular. Já no caso mais grave, é denominada pelos médicos de primária. Ela está associada a doenças degenerativas e provoca a morte de neurônios. Neste caso, a evolução da condição é mais progressiva e não há tratamento ou possibilidades de recuperar os danos já estabelecidos, mas é possível lidar com os desconfortos que a condição produz.

O diagnóstico é clínico, depende da análise de um médico, especializados em neurologia.

O tratamento da afasia depende da sua causa, podendo ser necessária cirurgia para retirada de um tumor ou medicação em casos de acidente vascular cerebral, por exemplo. Além disso, a reabilitação com fonoaudiólogo é fundamental para que se recupere as habilidades de compreensão e expressão oral e escrita.

* Arthur Micheloni é Fisioterapeuta, pós-graduado em Osteopatia, Ortopedia e Traumatologia, pós-graduando em Fitoterapia, discente e adepto da Medicina Integrativa e graduando em Nutrição – e-mail: [email protected].

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas nacionais e mundiais e de refletir as distintas tenências do pensamento contemporâneo.

Compartilhe esta notícia: