Artigo: Me permita discordar de longe, mas confesso: posso estar errado…

Compartilhe esta notícia:

Por: Gustavo Girotto*

O editorial do Jornal O Defensor, do fim de semana, traça alguns caminhos possíveis do próximo pleito. De longe, visualizo outras variáveis – mas posso estar errado. O tempo vai dizer….

Sérgio Salvagni: é um nome forte, mas há muito tempo só atua nos bastidores e não disputa uma eleição. Nos últimos anos, é o maior colecionador de vitórias: esteve na eleição e reeleição do Paulo Delgado; na eleição do Dr. Fúlvio apoiou a Neide (PSDB), que fez 7.080 votos – mas ficou distante do grupo que apoiara Vanderlei, derrotado naquele pleito. O mundo dá voltas: se alinhou com Vanderlei no último pleito e, juntos, derrotaram Delgado. O criador venceu a criatura. Sérgio é um hábil estrategista, fato inegável: mas teria espaço e votos em uma futura disputa? Não sei…

Beto Girotto: foi candidato a vereador em Taquaritinga pelo MDB nas eleições de 2020. Não foi eleito (é suplente) e está em um partido que, nas últimas eleições, jogou com um objetivo claro: fazer o maior número de vereadores e controlar a maior bancada no Legislativo – deixando em segundo plano o Executivo. Ficou sem palanque e, para disputar, teria que convencer e vencer as prévias em um partido com nomes e interesses difusos. Mais que isso: contar com apoio do ex-prefeito Tato Nunes. Duvido…

Renato Scardoelli: pode surpreender, até por razões óbvias. Mostrou habilidade no último pleito, passou a ser conhecido e já está com a prancha parafinada para surfar na onda petista: se o Lula vencer (o que aponta as pesquisas), Renato será diretamente beneficiado. Se fizer um movimento estratégico, como Lula, e buscar um vice forte – pode disputar ombro a ombro.

Caio Forcel: tentará se fortalecer e captar votos como candidato a deputado estadual. Estratégia que foi usada também por Dr. Fúlvio Zuppani. O que determinará um possível avanço de Forcel, no pleito municipal, é o número de votos que terá capacidade de concentrar na eleição para deputado…

Paulo Delgado: como não sabe o momento de parar e fez da política sua atividade mãe, ele [Delgado] está com os dedos cruzados pelo bom desempenho de Rodrigo Garcia em Taquaritinga. Pelas pesquisas, Garcia (padrinho de Delgado) está capenga na disputa ao governo do Estado – é o lanterninha. Todavia, se ele for bem em Taquaritinga, Delgado pode achar que também pode…. Na última eleição, ele também achou…só achou…

Aristeu Silva: é mais do mesmo. Ou será vice em alguma chapa; ou possivelmente tentará voltar ao Legislativo.

Cenário hipotético de Vanderlei Marsico: desenharia uma manobra, que pode ser renunciar em abril de 2024, em um amplo acordo com seu vice Luiz Fernando. Entregaria o cargo ao companheiro, em troca de apoio a sua filha Patrícia como cabeça de chapa. Há fortes rumores que ela poderia surpreender…ou até ser surpreendida, uma vez que Luis Fernando joga bem…. Seria uma chapa forte, de qualquer forma, uma vez que o vice-prefeito estaria à frente no Executivo.

É cedo e muita água ainda passará debaixo da ponte. Mas repito: de longe, posso estar errado. Na política, só há uma certeza: tudo pode mudar – até o Wadinho ser o nome do MDB na futura disputa…

*Gustavo Girotto é jornalista.**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas nacionais e mundiais e de refletir as distintas tenências do pensamento contemporâneo.

 

Compartilhe esta notícia: