Corrida contra o tempo: Domingo, 1º de maio, comércio e supermercados não abrem em Taquaritinga

Compartilhe esta notícia:

No sábado, o funcionamento nos dois setores é normal

A Associação Comercial e Industrial de Taquaritinga – ACIT – divulgou comunicado orientando os consumidores que o comércio e supermercados de Taquaritinga não funcionam no domingo, feriado nacional de 1º de maio, Dia do Trabalhador.

Neste sábado (30), o funcionamento dos dois setores é normal. O comércio em Taquaritinga abre suas portas das 9h às 13h. Já os supermercados da cidade têm horários específicos, definidos para cada estabelecimento, inclusive, com expediente noturno.

Sobre o feriado – Desde o fim do século XIX, nos Estados Unidos da América, no Brasil e em vários outros países ocidentais, o 1º de maio é tido como o Dia do Trabalho ou o Dia do Trabalhador. Tal data foi escolhida em razão de uma onda de manifestações e conflitos violentos que se desencadeou a partir de uma greve geral. Essa greve paralisou os parques industriais da cidade de Chicago (EUA) no dia 1º de maio de 1886.

No Brasil – O feriado começou por conta da influência de imigrantes europeus, que a partir de 1917 resolveram parar o trabalho para reivindicar direitos. Em 1924, o então presidente Artur Bernardes decretou feriado oficial.

Além de ser um dia de descanso, o 1º de maio é uma data com ações voltadas para os trabalhadores. Não por acaso, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) foi anunciada em 1º de maio de 1943, pelo então presidente Getúlio vargas. Por muito tempo, o reajuste anual do salário mínimo também acontecia no Dia do Trabalhador.

Compartilhe esta notícia: