Artigo: Entre Hades e Narciso, leia já!

Compartilhe esta notícia:

Por: Prof. Sergio A. Sant’Anna*

Antes de ser um bom escritor há que ser um voraz leitor. A leitura é o combustível para a produção de bons textos. A falta de ideias e o denominado branco só surgem a partir da ausência da leitura.

Um redator preparado é um leitor atento, capaz de retirar os autores lidos das páginas mofadas dos livros e trazê-los à vida através das analogias, dos relacionamentos com o cotidiano. Não basta ler, não basta acumular informações na sua mente, a leitura vai muito além desta fase de decodificação. Leitura para decodificar, para soletrar é morta; a leitura tem que se tornar viva, manter acesa a chama da vontade, do pensamento constante, da reflexão absurda…

O vestibulando que sai atrás da fórmula perfeita para tornar-se um redator acadêmico encontrará esse precioso elixir, basta vontade, concentração, transpiração. A escrita é um hábito, portanto tenho que tentar, tentar, tentar; construir textos, construir textos, construir textos… Verificar os erros, verificar os erros, verificar os erros e não cometê-los novamente. A sapiência consiste nesta atenção. Caso fique esperando a inspiração ela não virá. Esta entidade só aparece àqueles que leem, pois não há com o que sonhar, muito menos com o que dialogar e o mais preocupante: em que pensar. Pobre é o cérebro adormecido pelo nanismo tecnológico, nenufando pelo tragar das águas de Narciso, embelezado pelos cruéis contos de fadas.

Reaja, jovem! Lute, vestibulando! Afinal de contas você terá a chance de sua vida. Lute por aquilo que é verdadeiro, leia o que será importante para o vestibular, leia os periódicos estaduais, mas não se esqueça do conhecimento de mundo, das analogias, dessa perspicácia que seus colegas zumbis não possuem, pois foram tragados pelo inferno de Namo. Enquanto estes se resolvem teclando isto ou aquilo, você está lendo, com prazer, com esforço; você está pensando, ao contrário dele que apenas tecla.

É importante ler de tudo, e está geração já leu muito mais que nossos antepassados, pois esta ferramenta do “Capeta” chamada celular possibilita este ganho. Sabendo usá-lo há que se tirar proveito. Porém, há que saber o que ler, tem que se ter foco, doutrina, pelo menos neste momento de concentração total: o vestibular.

Não seja levado pela inexperiência, muito menos pelas amizades amadoras e virtuais, desligue-se deste mundo que te atrai para o abismo de Hades.

Caso almeje tornar-se um redator com glórias e vagas nas grandes universidades terá que fazer os melhores textos e para isto terá que ler, devorar livros, buscar um repertório cultural vasto. Aproveite, ainda há tempo! Leia já!

*Prof. Sergio A. Sant’Anna – Professor de Redação nas Redes Adventista e COC em SC e jornalista.

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas nacionais e mundiais e de refletir as distintas tenências do pensamento contemporâneo.

 

Compartilhe esta notícia: