Artigo: Cientistas conseguem reverter a Esclerose Múltipla com células imunes

Compartilhe esta notícia:

Por: Arthur Micheloni*

Em um passado próximo, falamos aqui sobre a Esclerose Múltipla, uma doença autoimune onde o sistema imunológico ataca a camada protetora que envolve os neurônios e atrapalha o envio dos comandos do cérebro para o resto do corpo.

Mas desta vez, trago boas notícias. Segundo um estudo realizado pela empresa americana Atara Biotherapeutics, foi revelado que é possível desacelerar e até reverter alguns sintomas da esclerose múltipla utilizando células imunes.

Inicialmente o teste é pequeno e ainda não apresentou grupo de controle, mesmo assim, os resultados são animadores.

O recrutamento dos participantes para a realização dos estudos foi feito em 2017, foram recolhidas células T (unidades de defesa) de 24 doadores infectados pelo vírus Epstein-Barr, que é responsável pela mononucleose, e que parece ter relação com a esclerose múltipla. Destes 24 participantes, 20 perceberam melhora ou estabilização total dos sintomas depois de um ano de tratamentos.

De acordo com exames, foi comprovado que alguns dos pacientes tiveram uma melhora significativa no desgaste dos nervos, porém os pesquisadores cogitam que alguns dos resultados podem ter sido consequência do efeito placebo (o paciente crê que foi o tratamento que está funcionando, mas não necessariamente é).

Tais dados foram apresentados em uma conferência dia 22 de março deste ano, porém ainda não foram revisados pela comunidade científica. Mesmo assim, os resultados são animadores perante tal comunidade. Se assim confirmado, seria o primeiro tratamento natural contra a esclerose múltipla, uma doença que possui poucas medicações com eficácia em uso.

A fase 2 do teste já está sendo realizado pela Atara Biotherapeutics, porém desta vez, utilizando 80 pessoas como cobaia.

*Arthur Micheloni é Fisioterapeuta, pós-graduado em Osteopatia, Ortopedia e Traumatologia e pós-graduando em Fitoterapia, discente e adepto da Medicina Integrativa, Graduando em Nutrição – e-mail: [email protected].

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas nacionais e mundiais e de refletir as distintas tenências do pensamento contemporâneo.

Compartilhe esta notícia: