Artigo: Abril – mês do Carnaval pandêmico

Compartilhe esta notícia:

Por: Dr. Luiz Roberto Vasconcellos Boselli

Ainda em pauta a maior imbecilidade humana: GUERRA – fruto de mentes psicopatas e egos superdimensionados. E quando mexem com usinas nucleares, mesmo que não exploda, pode liberar gases extremamente nocivos, a qualquer ser vivo.

Sempre soubemos do “presente de grego”, mas, agora, ficamos conhecendo o “presente de russo” – corredor humanitário da Ucrânia para a Rússia! No começo, desta anacrônica guerra, a aberração política, o mandatário mor calou-se. Um silêncio que provocou grandes reações, dentro e fora do nosso país.

Abriu a boca para dizer que seu Governo não tinha como resgatar brasileiros que estavam na zona do conflito bélico. Alguém puxou sua orelha e lhe relembrou que estamos em ano de eleições. De repente, então, o Governo passou a ter condições, de uma hora para outra. E grande operação militar foi organizada e executada.

E teve foto para a capitalização política. E foi assim. E assim continua, internamente o Governo continua em cima do muro e, externamente, o embaixador na ONU confirma a linha diplomática brasileira, a de sempre, condenando atos de extremistas e, sempre defendendo que as partes sentem e resolvam as pendências na mesa de negociação.

Está claro que quem já perdeu a guerra foi o povaréu da Ucrânia, pois se tornaram “refugiados de guerra”, deixando as vidas que tinham para trás. Tragédia Humana. E como a devastação da Ucrânia continua, vamos torcer loucamente para que essa imbecilidade humana termine. Pois não assim sendo, vejamos o provável cenário, quase possivelmente possível.

Três gases atômicos conversavam. Os três sorriam, enquanto se espreguiçavam nos braços da brisa refrescante da orla serrana e marítima. “Ô trítio, dê uma olhada naquela onda, vê que coisa mais linda, toda verde se transformando em alvas espumas que acabarão beijando as brancas areias… Eêê, xenônio, eu não sabia, não, que você tinha queda para poeta.

É… ele vai ser o primeiro gás mortífero poeta! Olha, criptônio, você pode falar o que for, mas é que vendo este sol, sentindo este ar tropical, não dá para não ficar com dó dos seres humanos. E pensar que são eles que nos dão a vida! E nós não fazemos absolutamente nada de bom! É. O máximo que nós podemos é tentar não matar.

Mas, quando não matamos, nós aleijamos! “Nós somos os gases atômicos // Levamos a vida a matar // De noite furamos teus pulmões // De manhã os teus olhos nós vamos cegar // Nos somos os gases atômicos // Nossas atuações cruzando o espaço azul // Vão reunindo num grande luto // Desgraças de norte a sul”.

Mas, vamos nos ater nas nossas amadas plagas tupiniquim. Em nosso calendário anual consta feriados e os dias comemorativos disto e daquilo. Como temos o dia 1º de abril, no qual é lembrado como o dia da mentira e, assim sendo, também poderíamos comemorar o dia dos politicuns corrupitosossalafrariuns.

Um candidato defende em uma propaganda política a draconiana e insana proposta de que cada brasileiro tenha uma arma! Se, já como está, porque deixaram estar, o número de ex-marido que mata ex-esposa, simplesmente porque não aceita o fim do relacionamento, e ou, o aumento de mortes no trânsito, quando ocorrem discussões e uma arma aparece, sacada por uma  das partes envolvidas, e uma das partes é vitimada.

Aliás, a atuação da aberração política, mandatário mor, sempre foi adepto da política de armamento pela população civil, para tanto, sempre atuou positivamente ao fomentar a aquisição de arma de fogo.

Entretanto, a atuação de sua Administração, em relação as demandas da nossa Cultura de Entretenimentos, foi de, sistematicamente boicotar as diversas áreas solicitantes. Haja visto, o veto realizado, por parte da nossa aberração política, o mandatário mor, da Proposta Política de apoio e fomento para promover e financiar as diversas expressões de nossa Cultura de Entretenimentos.

Desde os tempos idos que a Cultura de Entretenimentos careceu de apoio material/monetário concedidos por reis e mecenas, os mais conhecidos. No entanto, atualmente estes apoios dependem de políticas públicas, existentes nos países, que promovam todas as áreas dos entretenimentos. 

A iniciativa privada, tem participação assas significativa, no apoio e financiamento, principalmente em grandes eventos. As políticas públicas acabam sendo primordiais para pequenos eventos. Todo país tem como composição cultural diversas áreas que compõem o grande mosaico cultural destes ou daqueles países.

Em nosso grande mosaico cultural, que estabelece, a forma e a maneira, de ser o Brasil, temos como alguns exemplos as, Cultura Afro, Cultura Indígena, Cultura Bélica, Cultura dos Morros Cariocas, Cultura Militar, Cultura da Civilidade e da Cidadania, Cultura das Periferias, Cultura Educacional. VACINA SIM! – VACINA SEMPRE! Em tempo – você que é adepto da antivacina, deve estar contente com a volta do sarampo.

*Dr. Luiz Roberto Vasconcellos Boselli é docente da Unesp/Marília –  [email protected]

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas nacionais e mundiais e de refletir as distintas tenências do pensamento contemporâneo.

Compartilhe esta notícia: