Artigo: Caminhonete ou picape? Qual é a diferença?

Compartilhe esta notícia:

Por: Gustavo Braga, diretor de comunicação da Carupi*

As categorias de carros são diversas – hatch, sedan, SUV –, mas, quando se fala em picapes e caminhonetes, começam as dúvidas.

A rigor, caminhonete é um veículo destinado ao transporte de carga com peso bruto total de até 3.500 kg que possui uma cabina para o motorista e mais dois passageiros bem como uma carroceria traseira para a carga. Em inglês, a palavra utilizada para essa categoria de veículo é ‘pick up’, que aportuguesado virou ‘picape’. Ou seja, caminhonetes e picapes são o mesmo gênero de carro.

Entre as caminhonetes há diferenciação no porte: pequeno ou grande. As primeiras são carros compactos com presença de caçamba para transporte de carga. Exemplos delas são a Fiat Strada, Volkswagen Saveiro e Chevrolet Montana. As grandes são veículos mais robustos como Fiat Toro, Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger.

É válido ressaltar que as picapes estão na contramão do mercado. O segmento vem atravessando uma crise na indústria automotiva; porém, na categoria, as vendas crescem significativamente e os modelos usados e seminovos acompanham esse fenômeno, mostrando até valorização em alguns casos.

De acordo com a Fenabrave, no primeiro trimestre do ano passado, enquanto o segmento de automóveis registrava queda de 11,1%, o de comerciais leves mostrava expansão de 18,9% no comparativo com o mesmo período de 2020. As picapes puxaram esse resultado positivo com crescimento de 21,5%. Os especialistas apontam as causas: setores de agronegócio e delivery em alta.

Com alta procura, o segmento de usados e seminovos anda agitado: quem quer vender uma caminhonete pode aproveitar a valorização, já que há filas de espera por alguns modelos zero-quilômetro nas concessionárias. E quem quer comprar pode conseguir uma picape em ótimas condições gastando menos e sem precisar esperar tanto tempo.

Para fomentar a discussão, há também as ‘caminhonetas’, que, de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, são veículos mistos destinados ao transporte de passageiros e cargas no mesmo compartimento, ou seja, não há separação, como acontece com as caminhonetes/picapes, mas isso é assunto para um outro momento.

* Gustavo Braga é diretor de comunicação da Carupi, startup de tecnologia que facilita o trâmite de compra e venda de automóveis – [email protected] .

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas nacionais e mundiais e de refletir as distintas tenências do pensamento contemporâneo.

Compartilhe esta notícia: