Saúde de Taquaritinga realiza diversas atividades em comemoração ao ‘Dia Mundial da Saúde’

Compartilhe esta notícia:

A Secretaria Municipal da Saúde promoveu durante a última semana diversas atividades em comemoração ao ‘’Dia Mundial da Saúde’’.  A pasta atua promovendo as ações de forma conjunta com outros setores da área, buscando envolver todos os profissionais nas práticas realizadas.

A programação teve início no dia 4 de abril, com a vacinação da gripe para idosos e profissionais da saúde, contra Influenza nas salas de vacina (Jardim São Sebastião, Vila Buscardi, Jardim Paraíso e Vale do Sol).

A vacinação aconteceu, também, no Centro do Idoso e também pela Equipe do SAD (Serviço de Atendimento Domiciliar) nos pacientes assistidos pelo Município. Foram vacinados ainda, idosos assistidos pelos dois asilos de nossa cidade.

A vacinação foi realizada pela equipe municipal com apoio dos graduandos de Enfermagem da UNIESP.  Por outro lado, a vacinação contra COVID-19 avançou com início de aplicação da quarta dose para pessoas acima de 60 anos, respeitando o intervalo de 4 meses da terceira dose.

Já no dia 7 de abril, quinta-feira, nas Estratégias de Saúde da Família (PSF) do Jardim São Sebastião e do Jardim Martinelli foi realizado uma roda de conversa na sala de espera, discutindo sobre os diferentes pontos da atenção primária e o acesso à rede de cuidados para os usuários presentes na unidade após realização da pré-consulta e o atendimento médico, além de apresentação das atividades ofertadas pelo NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família): Oficina de Alimentação Saudável; grupos de Movimento Consciente; Roda de Conversa e Grupo Psicossocial para todos os usuários do território. O trabalho foi realizado pelas equipes do PSF e do NASF com apoio dos formandos em Enfermagem da Faculdade UNIESP.

Ainda na quinta-feira, (7), profissionais da estratégia do Jardim Martinelli sob supervisão da enfermeira Ellen, participaram de capacitação no Hospital de Olhos, sobre acuidade visual, projeto que será desenvolvido em todas as escolas municipais (PSE), com teste de visão, mediação de peso e altura, além de orientações e encaminhamentos para as crianças quando necessário.

Foi realizado ainda, mutirão de Papanicolau em duas Unidades, “Nelson Sargi” e “NévioOzetti” na quinta-feira, e no distrito de Jurupema, na sexta-feira, 8 de abril, com horário estendido das 16h às 20h para atender as mulheres com a finalidade de promover acesso à saúde e realização de exames preventivos. Essas ações vão acontecer durante todo mês em todas as Unidades do Município, seguindo o cronograma em parceria com o Hospital do Amor.

A saúde enfrenta diversos desafios, mas a coordenação visa realizar um trabalho de planejamento, organização e fortalecimento das parcerias para que todas as ações possam ser realizadas e a população atendida.

*Com informações da Secretaria Municipal de Saúde.

Compartilhe esta notícia: