Clikando – Fake News: antes de compartilhar, verifique!

Compartilhe esta notícia:

Por: Gabriel Bagliotti*

Amigo leitor, neste espaço conversamos semanalmente e, de tempos em tempos, gosto de fazer pequenas reflexões do que penso a respeito das coisas do nosso cotidiano. E, como todos vocês já tem conhecimento, estamos em um ano de eleição. Em 2022, escolheremos presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual e como todos de vocês já podem imaginar a disputa será intensa para conquistar cada um dos votos disponíveis neste Brasil de meu Deus.

Com base nisto, tenho a clara certeza que todos os lados envolvidos na disputa utilizarão das mais diversas artimanhas para conquistar seu voto, amigo leitor! Seja ele através de uma boa plataforma eleitoral ou mesmo apelando para a distribuição em massa de fake news.

Faço aqui um convite a todo vocês, sempre que chegar em seu celular aquelas famosas mensagens, tipo corrente, aqueles gigantescos textões, com títulos chamativos e bombásticos, antes de compartilhar com amigos, familiares e colegas de trabalho, pesquise antes.

Não demora nem dois minutos para você acessar aí mesmo do seu celular um site confiável, dos mais diversos órgãos de imprensa que temos no Brasil, para ao menos checar se tal informação é confiável, se o tal falado fato realmente aconteceu.

Recentemente o ministro Alexandre de Moraes, utilizou de um julgamento de duas ações contra a chapa do presidente Jair Bolsonaro, para mandar um recado claro e direto para quem planeja promover disparo de fake news durante o pleito que se avinha. Segundo Moraes, quem difundir desinformação contra adversários durante as eleições terá o registro cassado e poderá até ser preso pelo ato.

Afirmou Moraes “Essas milícias digitais continuam se preparando para disseminar o ódio, para disseminar conspiração, medo, influenciar eleições, destruir a democracia. Se houver repetição do que foi feito em 2018, o registro será cassado. E as pessoas que assim fizerem irão para a cadeia por atentar contra as eleições e a democracia no Brasil”.

O Ministro presidirá o Tribunal Superior Eleitoral a partir de agosto e ficará responsável por monitorar o andamento do pleito. Mais recentemente ainda, o próprio ministro determinou o bloqueio do Telegram, uma das principais redes sociais do mundo. A ordem de Moraes se deu devido ao aplicativo de mensagens não cumprir determinações judiciais.

O ministro justificou que a decisão de suspender as atividades do Telegram no Brasil citando afirmação da Polícia Federal de que “o aplicativo Telegram é notoriamente conhecido por sua postura de não cooperar com autoridades judiciais e policiais de diversos países, inclusive colocando essa atitude não colaborativa como uma vantagem em relação a outros aplicativos de comunicação, o que o torna um terreno livre para proliferação de diversos conteúdos, inclusive com repercussão na área criminal”.

Aqui, espero mesmo que o ministro tenha pulso firme para coibir tais situações e que possa manter a ordem durante as eleições deste ano.

*Gabriel Bagliotti é jornalista responsável e diretor presidente de O Defensor.

Compartilhe esta notícia: