Nossa Palavra – Covid-19, dengue, todo cuidado é pouco

Compartilhe esta notícia:

A pandemia da Covid-19 assolou o mundo nos últimos anos. Nem parece que já fazem mais de dois anos desse caos instaurado, onde diversas pessoas perderam entes queridos. Felizmente, com a campanha de imunização, os casos parecem estar sendo controlados e pode-se dizer que o pior já passou.

Mas é preciso abrir os olhos para outras doenças sérias e que já existiam antes da Covid-19. Hoje o que está na pauta é o combate à dengue, uma doença que existe há alguns anos e que depende de cuidados da população e dos profissionais de saúde para ser combatida.

Em todo o país circulam notícias sobre a proliferação dos mosquitos e, consequentemente, dos casos de dengue. Existem surtos pelo interior dos estados e em alguns deles casos confirmados.

Nesse caso, é necessário que os especialistas busquem alternativas que surtam efeito na sociedade. Fazer visitas em horário comercial, por exemplo, não parece surtir efeito. Muitos moradores têm medo de assaltos ou estão trabalhando. Casas vazias não podem aprender a cuidar. É preciso pensar em soluções diferentes para amenizar problemas que vivemos há bastante tempo.

Por mais que essas visitas não surtam o efeito necessário, as orientações apresentadas precisam ser seguidas. Os cuidados com a água parada, descarte irregular e terrenos baldios são dicas preciosas para se vencer essa doença. Por isso não se questiona o conteúdo da visita, mas sim a forma com que ela é feita e planejada, pois hoje ela não atende à demanda.

A dengue, assim como a Covid-19, são doenças que vieram para ficar. Infelizmente. Enquanto não se consegue erradicá-las (assim como foi feito com outras doenças), é preciso conviver com elas. Contudo, existem maneiras de se precaver e não ser contaminado. Cada um fazendo a sua parte, várias doenças podem ser evitadas e com isso menos vidas serem prejudicadas.

Compartilhe esta notícia: