Momento Turbo: Cinco dicas para o motorista de aplicativo iniciante

Compartilhe esta notícia:

CEO do StopClub, plataforma de comunicação, localização e segurança colaborativa, apresenta uma lista com orientações aos motoristas novatos.

Iniciar em um novo trabalho e principalmente em outra profissão é sempre desafiador e exige adaptações e conhecimento. Para o motorista de aplicativo não é diferente. Se engana quem pensa que para se dar bem nesta atividade basta ter um carro e baixar um aplicativo de transporte.

Corridas deficitárias, conservação e manutenção do veículo e passageiros mal intencionados são algumas das adversidades encontradas nas ruas, o ambiente de trabalho dessa classe de trabalhadores. Para tentar encurtar esse período de aprendizado, Luiz Neves, CEO do StopClub, a maior rede social de motoristas do Brasil, preparou uma lista com cinco dicas para os motoristas iniciantes.

  1. Estabelecer uma rotina de trabalho: para otimizar os lucros e principalmente para se tornar um expert, é importante ter uma rotina e conhecer a dinâmica de demanda da cidade. Ainda que se adapte aos finais de semana, por conta das boas oportunidades pontuais como eventos, evite trabalhar cada dia em um horário diferente. Também é importante determinar horários de descanso e dias de folga.
  2. Selecionar as corridas mais rentáveis: não aceitar qualquer corrida pode ser o diferencial entre ter um mês lucrativo ou de prejuízo. Um bom exemplo de seleção de corrida é estabelecer uma quilometragem máxima para buscar o passageiro. Para uma corrida simples o ideal é que o passageiro esteja a, no máximo, 3 quilômetros de distância para quem utiliza combustível líquido, álcool ou gasolina. Se estiver na dúvida sobre aceitar ou não uma corrida, acesse o StopClub e compartilhe as informações da viagem com os outros usuários do app, por meio das salas de áudio. A ferramenta é utilizada para o monitoramento dos colegas de trabalho e para a troca de experiências dentro da comunidade.
  3. Saber se posicionar na cidade: O posicionamento é uma das principais dicas para os novatos desta profissão. Na parte da manhã a indicação é estar em bairros residenciais, pois é o horário que a maioria das pessoas saem de suas casas para o trabalho ou escola. Durante a tarde, os locais ideais para estar próximo são os centros comerciais. Também esteja atento aos eventos da cidade. Shows, jogos de futebol, feiras e congressos podem representar boas oportunidades. O StopClub também permite o compartilhamento de localização em tempo real e a comunicação instantânea via Walkie-Talkie com outros motoristas que podem auxiliar com informações e até monitorar sua viagem. Motoristas conectados trabalham melhor.
  4. Utilize um carro econômico: Essa dica se torna ainda mais valiosa à medida que o preço dos combustíveis não para de aumentar a cada mês ou semana. Caso a cidade que trabalha tenha postos de combustíveis que ofereçam GNV (Gás natural veicular) é recomendável fazer a conversão do seu veículo e utilizar essa opção. Com o GNV é possível rodar mais quilômetros durante o dia, reduzindo os gastos com essa despesa fixa.
  5. Cuidado com o carro: O veículo é a ferramenta de trabalho do motorista. Mantenha o automóvel limpo e organizado antes de iniciar o expediente e cheque diariamente os níveis de água, óleo e a calibragem do pneu. É importante manter as revisões em dia para evitar que o veículo quebre e que se perca dias de trabalho. Por fim, é muito importante ter uma reserva financeira para emergências.

O StopClub possui mais de 80 mil usuários e está presente em todos os estados do Brasil – mais de 700 cidades. Recentemente, o aplicativo alcançou usuários nos EUA, Argentina e outros 25 países, com isso, vem crescendo cerca de 20% por semana.

Sobre o StopClub – O StopClub é uma plataforma colaborativa totalmente gratuita e de fácil usabilidade com diversas funções que auxiliam, otimizam e protegem os motoristas profissionais e entregadores de aplicativos no dia a dia. A empresa oferece, por meio do seu superapp, funcionalidades integradas em movimentação, comunicação e segurança colaborativa.

Compartilhe esta notícia: