Forania São Sebastião parabeniza a Paroquia de São Francisco de Paula, de Dobrada

Compartilhe esta notícia:

Homenagem é pela abertura do ano jubilar rumo ao centenário em 2023.

O Padre Paulo Cezar Mazzi, administrador paroquial da Paróquia de São Sebastiao de Taquaritinga, parabenizou a paróquia São Francisco de Paula de Dobrada, pela abertura do ano jubilar, rumo ao centenário, ocorrida no último dia 14 de janeiro.

Essa abertura foi marcada pela celebração de missa solene que contou com a presença de autoridades religiosas, civis, militares, representantes das pastorais e movimentos, e em especial a população local.

A missa foi presidida pelo padre Jorge João Aparecido Nahra – vigário episcopal do vicariato do Senhor Bom Jesus e pároco da paróquia do Senhor Bom Jesus, de Matão, diocese de São Carlos, a qual a paróquia de São Francisco de Paula, foi desmembrada, representando o bispo diocesano Dom Luiz Carlos Dias.

Foram concelebrantes, padre Antônio Carlos Molena, vigário geral da diocese de Jaboticabal, representando o bispo diocesano Dom Eduardo Pinheiro da Silva, SDB; padre Vinicius Ivan Lino Felippe, administrador paroquial da paróquia de São Francisco de Paula e Lauro Pedro Gorgatti de Barros, diácono da Paroquia de São Francisco de Paula.

Na ocasião, foi lido o excerto do Decreto de criação da paróquia, publicado pelo arcebispo-bispo de São Carlos do Pinhal, Dom José Marcondes Homem de Mello, do dia 09 de janeiro de 1922, indicava que na missa estacional, posterior a essa publicação, o ato de sua leitura na celebração e transcrição do Livro tombo da paróquia, instituiria a data da criação da mesma.

Esse ato de instituição ocorreu na missa dominical celebrada no dia 14 de janeiro de 1923, conforme anotação no Livro-tombo e transcrição ipsis litteris, do referido decreto. Na celebração do último dia 14 de janeiro de 2022, também foi apresentado a comunidade, o logotipo de centenário criado pelo designer dobradense José de Oliveira – Zezico, cedeu os direitos autorais para uso da paróquia.

Como não pode estar presente na celebração, o padre Paulo enviou nota parabenizando esse evento e afirmou como padre da sede da forania São Sebastião, a qual a paróquia São Francisco de Paula pertence “este é um momento privilegiado na vida da igreja de Dobrada, da forania e da própria diocese, que pode, ao rever, contar e recontar a história do centenário, buscar forças para continuar a caminhada como a própria pede, e, em especial, o Papa Francisco, que nesse período pré-sinodal, nos estimula ainda mais,  a buscar a colegialidade e a união da igreja para que possamos ir ao encontro dos mais necessitados da misericórdia de Deus e que se encontram abandonados no mundo”. As foranias na diocese de Jaboticabal, foram criadas em 02 de fevereiro de 2006, por decreto do então bispo diocesano, Dom Antônio Fernando Brochini, CSS, juntamente com a instituição dos vigários forânios.

A forania São Sebastião é composta por 8 paróquias e abrange os municípios de Taquaritinga, (distrito de Guariroba), Guariba, Pradópolis, Santa Ernestina e Dobrada.

Compartilhe esta notícia: