Artigo: Auto-Hemoterapia

Compartilhe esta notícia:

Por: Arthur Micheloni*

Auto-hemoterapia é um tratamento alternativo e complementar que consiste na extração de sangue venoso de uma pessoa, e sua reintrodução via intramuscular, estimulando assim o Sistema Retículo-Endotelial, aumentando a produção dos macrófagos, ou seja, aumentando o poder de ingestão ou destruição de bactéria e da proteção do organismo.

Outro recurso, também dentro dessa técnica e muito utilizado em países como Alemanha, Itália, Espanha e muitos outros, é a auto-hemoterapia ozonizada menor, onde também é retirado o sangue da veia e aplicado no músculo, porém, antes da administração intramuscular, é misturado com ozônio que além de estimular o sistema de defesa, atua ativando o sistema antioxidante e removedores de radicais livres. Eliminam bactérias, vírus, fungos e auxilia em outras comorbidades, como diabetes, hipertensão, artrose, dores ciáticas, etc.

Essa técnica deu início em torno de 1912 antes da primeira guerra mundial quando ainda não existiam os antibióticos e os soldados mutilados morriam por infecção. Foi então que os médicos começaram a realizar a auto-hemoterapia com ozônio e a taxa de mortalidade diminuiu em 80%. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Ozonioterapia vem tentando junto ao Conselho de Medicina aprovar a utilização do ozônio com finalidade curativa. Ozônio é um gás formado por três átomos de oxigênio obtido através da passagem de oxigênio medicinal (O2) por um cilindro recebendo uma descarga elétrica a qual se agrega a mais um átomo de oxigênio gerando ozônio (O3). Ozônio é um recurso terapêutico que pode ser utilizado como tratamento COMPLEMENTAR em muitas patologias. Ainda, em 2020 o Médico Anesteologista Dr. Amato de Monte ganhou o prêmio “Medicina Itália 2020”, pela utilização de Ozonioterapia no tratamento de Covid na Itália.

* Arthur Micheloni é Fisioterapeuta, pós-graduado em Osteopatia, Ortopedia e Traumatologia, pós-graduando em Fitoterapia, discente e adepto da Medicina Integrativa e graduando em Nutrição – e-mail: [email protected].

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas nacionais e mundiais e de refletir as distintas tenências do pensamento contemporâneo.

Compartilhe esta notícia: