Artigo: 2021 Devastação – 2022 Esperança – 2023 Reconstrução

Compartilhe esta notícia:

Por: Dr. Luiz Roberto Vasconcellos Boselli*

2021 – A Devastação, foi um retrato triste do ano que passou. Devastação de vidas perdidas para o vírus, Devastação do erário público, Devastação de matas, Devastação de residências (sempre dos pobres) vitimadas por enchentes, Devastação de empregos, Devastação dos médios e pequenos comércios, Devastação dos números dos infectados e dos óbitos, Devastação de repórteres em seu pleno exercício profissional, Devastação do tesão político, Devastação de vidas por armas de fogo, Devastação da verdade, Devastação da alegria, Devastação…

A devastação fomentada, direta ou diretamente, por este ser negacionista, homofóbico, racista, machista, embusteiro e golpista, que por uma infeliz conjuntura política, o mandatário mor, foi eleito, tomou posse do cargo e, não governou até então. Alegou que não pode governar por conta dos Governadores e Prefeitos. Aí então, entregou o poder administrativo ao Centrão, o mesmo que devastou o orçamento da União, aumentando os recursos do Fundo Partidário e das Emendas do Relator.

Devastou a excelente imagem que o Brasil detinha, até então, no tabuleiro geopolítico do mundo contemporâneo e colocou a pá de cal política quando da sua pífia e vergonhosa atuação na Reunião do G20 e na Conferência do Clima ocorrida em Glasgow/Escócia. Devastou com o tratado de livre comercio entre a União Europeia e o Mercosul, que estava para ser assinado.

Quando do início da pandemia, a sua devastadora postura, negacionista, em defender medicamentos ineficazes para o combate ao Corona e o seu negacionismo quando na necessidade de comprar vacinas, no mercado internacional, o mais rápido possível, teve como consequência o rápido crescimento de mortes até o trágico número de 500 mil óbitos de pessoas brasileiras (CIDADÃS E CIDADÃOS).

Devastou com o Protocolo de Vacinação que o Brasil desenvolveu e, até então, o utilizava e que possuía o reconhecimento internacional pela sua qualidade e eficácia. Segundo este ser negacionista, homofóbico, racista, machista, embusteiro e golpista, não havia razão para a vacinação de crianças, porque ‘NÃO HAVIA OCORRIDO MORTES DE CRIANÇAS”!? ENTRETANTO, JÁ OCORRERAM 308 ÓBITOS INFANTIS!

Uma opinião de quem tem uma torpe visão da realidade contemporânea e é, obscurantista, ignorante, negacionista e Devastador. Com o endosso e o aval, deste ser negacionista, homofóbico, racista, machista, embusteiro e golpista, asseclas gananciosos devastaram grande parte da Amazônia e do Pantanal, para aumentar áreas para pastos e áreas agrícolas. De sua parte, o mandatário mor – o Devastador, desmantelou os grupos funcionais no combate ao desmatamento, na repressão da extração ilegal de madeira, e no excelente trabalho na luta de preservação dos dois biomas.

Outra devastadora opinião foi emitida por uma Deputada, da corja de Deputados (sua base), quando se posicionou contrária a aprovação da legislação que realizaria a distribuição de absorventes para mulheres de baixa renda, a assecla legislativa sugeriu que as mulheres continuassem usando toalhinhas ou paninhos! Na ânsia de mostrar sua concordância com o ideário do mandante mor – o devastador, deixou claro o que pensa das mulheres que tem baixa renda econômica: continuem pobres e não nos perturbem, mas, nas próximas eleições nos encontraremos.

Cupincha colocado na Fundação Cultural Palmares (FUNARTE), devastou seu acervo de livros, tendo como critério a sua anacrônica ideologia. Cupincha colocado na Secretária Geral de Cultura, devastou dogmaticamente com a sua primordial função: financiar eventos culturais.  Assim, então, neste ano que se inicia, o que foi devastado, continuará devastado, e provavelmente, alguma Fundação ou Órgão Público, ainda poderá ser objeto de devastação. Pois, espera-se que o mandatário mor – o Devastador, honrará o seu Mandato Oficial até o final de sua pseudo governança.

2022 – A Esperança, nasce na crença de que, voltaremos a ser um país alegre… em 2023. A aberração política que está hospedada no Palácio Alvorada foi eleita pelo voto soberano do povo brasileiro em sua maioria.

Fato que, democraticamente, aceitamos. Entretanto não comungamos com o seu ideário político. Assim, espero, que a maioria soberana do povo brasileiro nos dê efetivamente, um verdadeiro Ano Novo – 2023! VACINA SIM! – VACINA SEMPRE!

PS/Esperança: de que neste ano, aos Órgãos Municipais a quem compete, instalem novos pontos de ônibus na cidade: vamos chamar de Modulo Refrigerado Ponto de Ônibus, que contemple – maior conforto, novas proteções do sol e chuva, eficazes e reais, lixeiras higiênicas e bebedores de água.

*Dr. Luiz Roberto Vasconcellos Boselli é docente da Unesp/Marília –  [email protected]

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas nacionais e mundiais e de refletir as distintas tenências do pensamento contemporâneo.

Compartilhe esta notícia: