Vereador solicita reabertura do Gripário em Taquaritinga

Compartilhe esta notícia:

O vereador Valcir Zacarias enviou ofício ao prefeito Vanderlei Mársico na manhã desta sexta-feira, 7 de janeiro. O objetivo é a reabertura do Gripário Municipal, em razão do aumento dos casos de Covid-19.

Segundo o vereador, o pedido se faz necessário porque os pontos de atendimento não estão sendo suficientes para a demanda. “Nos locais de testes improvisados nas praças públicas, a população vem ficando ao relento – chuva e sol – onde muitas vezes os que ali vão é porque estão com algum sintoma (gripe, mal-estar, dores) e isso agrava ainda mais a saúde destes”, afirmou.

Valcir Zacarias – Foto: Gabriel Bagliotti / O Defensor

Além disso, destaca Valcir, nesses locais a organização não é padronizada, como vinha sendo no gripário montado no Ginásio de Esportes Manoel dos Santos, com profissionais de enfermagem e médicos. O local começou a funcionar em 2020, mas deixou de atender no ano passado, quando a pandemia arrefeceu.

Desde a última semana do ano, a Prefeitura, em parceria com o Instituto Butantan, vem realizando testes para descobrir casos, assintomáticos ou não. Os pontos são a Praça Dr. Waldemar D’Ambrósio, o Supermercado Iquegami e o estacionamento da Droga Raia.

De acordo com o último boletim emitido pela Secretaria Municipal de Saúde, na quinta-feira, 6 de janeiro, Taquaritinga já tinha 357 casos ativos, 58 suspeitos e 528 pessoas em monitoramento domiciliar. Já o boletim da Santa Casa informou na mesma data que havia 3 pacientes internados na enfermaria – nenhum na UTI.

A descoberta dos casos aumentou com a intensificação dos exames, que são feitos gratuitamente. A contaminação teria aumentado em razão da variante ômicron do novo coronavírus, que já seria prevalente no país.

Pelos estudos realizados até agora, a suspeita é que essa nova cepa seja mais transmissível e tenha se disseminado durante as festas de fim de ano, quando muita gente deixou de lado as medidas de prevenção, como o uso de máscara.

Porém, o volume de hospitalizações se mantém baixo, uma evidência de que as vacinas, embora não impeçam a infecção, evitam que a doença se agrave.

Taquaritinga atingiu altos índices de imunização: 96,70% da população recebeu a primeira dose; 95,71% dos moradores (mais de 44 mil) já estão na segunda dose e 16.264 pessoas receberam a dose de reforço.

Fonte: AICMT
Compartilhe esta notícia: