Cervejando – Estrella Galicia anuncia primeira fábrica no Brasil

Compartilhe esta notícia:

Por: Monali Bassoli*

Estrella Galicia, cerveja espanhola de propriedade da cervejaria Hijos de Rivera, anunciou que irá construir sua primeira fábrica no Brasil com capacidade de produção inicial de 15 milhões de hectolitros por ano. A cidade escolhida foi para receber o investimento de R$ 2 bilhões foi Araraquara, no interior de São Paulo. Segundo a empresa, serão gerados 400 novos empregos diretos nesta fábrica que entra em operação ao final de 2023.

Focada no segmento premium, que tem crescido de forma consistente no Brasil já alcançando cerca de 20% do mercado total de cerveja, a Estrella Galicia quer, através deste investimento, consolidar o Brasil como seu principal mercado fora da Espanha e também impulsionar seu crescimento na região

A Estrella Galicia está presente em terras brasileiras desde 2008, através de uma produção terceirizada numa cervejaria no estado de São Paulo e também com produtos importados. A Hijos de Rivera revela que a operação brasileira é atualmente a maior da empresa fora da Espanha e que possui cerca de 1% do mercado de cervejas premium no país.

 

O portfólio da espanhola no Brasil compreende as cervejas Estrella Galicia, Estrella Galicia 0,0% (versão sem álcool), 1906 Reserva especial, 1906 Red Vintage e 1906 Black Coupage. A marca produz a maior parcela de seu volume comercializado no Brasil através de uma parceria com a cervejaria Casa di Conti, em uma fábrica em Cândido Mota, no interior de São Paulo. Cerca de 40% do volume vendido no país é importado da Espanha.

A estratégia da Estrella Galícia no país está direcionada a disputar o mercado de cervejas de maior valor agregado das grandes cervejarias do país, formado atualmente por Ambev, Heineken e Grupo Petrópolis, que juntas detém mais de 95% do mercado brasileiro.

Lembrando que meu e-mail [email protected] está aberto para sugestões e dúvidas e que esta coluna e todas as outras já publicadas podem ser lidas no meu blog: etudocomida.tumblr.com

*Monali Bassoli é jornalista e sommelière de cerveja – [email protected]

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas nacionais e mundiais e de refletir as distintas tenências do pensamento contemporâneo.

Compartilhe esta notícia: