Cervejando – Ano novo, cervejas novas: dicas de como iniciar uma degustação

Compartilhe esta notícia:

Por: Monali Bassoli*

O começo de um ano novo é um bom momento de reflexão sobre nossos hábitos, é o momento de fazer as resoluções para o próximo ano. Que tal uma das resoluções ser o lema da cerveja artesanal “Beba menos, beba melhor”? Separei algumas dicas de como começar a degustar novas cervejas.

Antes da degustação, há a escolha, para iniciantes, é melhor começar com cervejas menos complexas. Alguns exemplos são as leves e refrescantes Pilsner e Helles; as mais lupuladas IPAs e suas variações; as maltadas Dunkel e Brown Ale; as tostadas Schwarzbier e Dry Stout; as condimentadas Weizenbier e Belgian Blond Ale e; as ácida Berliner Weisse e Catharina Sour.

Depois, preparamos o ambiente, escolhemos o copo adequado, controlamos a temperatura da cerveja, podemos ou não escolher um alimento para harmonizar. Estaremos atentos aos parâmetros da cerveja, observando a cor, formação de espuma, sentimos o aroma e o sabor e as sensações de boca

O ideal para uma boa degustação é servir até cinco estilos, entre 100 mL e 150 mL em cada taça, começando da mais leve e menos alcóolicas para a mais complexa e mais alcóolicas. Entre um rótulo e outro, consuma pão ou tome água, assim os aromas e sabores não confundem o paladar.

A degustação começa pela audição, quando abrimos a garrafa e ouvimos o gás saindo, isso indica a carbonatação da cerveja. Depois vem a visão, aqui observamos a cor, o brilho e a formação da espuma.

Então partimos para o aroma, cheire sua cerveja e pense quais aromas você sente, o que esses aromas te lembram. Fazer movimentos circulares com o copo ajuda a liberar mais aromas.

Por fim, é a hora do paladar e do tato, dê um gole na sua cerveja, o suficiente para preencher a boca e envolver a língua, assim conseguimos perceber características como o corpo, densidade, textura, carbonatação e aquecimento. E aqui também você irá sentir os sabores básicos que a cerveja apresenta, como acidez, amargor, salgado, doce e umami. É importante prestar atenção ao retrogosto, onde verificamos quais aromas persistem em nossa boca depois de tomar a cerveja.

Agora que vocês já têm uma noção de como degustar novas cervejas, é hora de praticar, sempre com moderação. Um feliz ano novo para todos. Saúde!

Lembrando que meu e-mail [email protected] está aberto para sugestões e dúvidas e que esta coluna e todas as outras já publicadas podem ser lidas no meu blog: etudocomida.tumblr.com

*Monali Bassoli é jornalista e sommelière de cerveja – [email protected]

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas nacionais e mundiais e de refletir as distintas tenências do pensamento contemporâneo.

Compartilhe esta notícia: