Artigo: Entendendo a ressaca e como melhorá-la

Compartilhe esta notícia:

Por: Arthur Micheloni*

As festas de fim de ano geralmente levam a consumos elevado de bebidas alcoólicas, junto vem a famosa e dolorosa ressaca. Muitas medidas para aliviá-la são tomadas, mas nem todas são eficazes.

O ideal mesmo seria não exagerar, várias doenças como a cirrose hepática, alguns tipos de câncer e problemas cardiovasculares estão ligados à ingestão abusiva de bebidas alcoólicas.

Como já dito em outra oportunidade nesse espaço, uma quantidade aceitável é de até 20 gramas de álcool para mulher e 30 gramas para homem (praticamente duas latas de cerveja para homens e metade para mulheres). O homem tem uma quantidade maior de enzimas que são utilizadas na metabolização do álcool, por isso pode consumir um pouco mais.

Quando ultrapassado essa quantidade, seu metabolismo não consegue trabalhar perfeitamente, gerando uma desidratação e até uma hipoglicemia.

O primeiro passo para evitar a ressaca no próximo dia é a hidratação entre as doses, sempre tomando muita água junto das bebidas alcoólicas. Outra recomendação é sempre beber de estomago cheio.

No dia seguinte, tome mais água ainda. Caso não tenha tomado os cuidados necessários durante o consumo exagerado, adote-os no dia seguinte. Hidrate-se com água, isotônico e suco de frutas. Também é recomendado refeições leves e descanso no dia seguinte.

Um costume que temos é sempre tomar um remédio para o fígado tanto antes, quanto depois da bebedeira, porém, segundo especialistas isso é um ato inútil. Não existe nada provado em estudos científicos que valha a pena fazer isso.

Outro engano costumeiro é achar que quanto mais jovem, menos ressaca terá no dia seguinte. Não! A idade não importa tanto assim. Tem a ver com o quão eficaz seu sistema metabólico é para metabolizar o álcool ingerido. Porém, pessoas mais velhas tendem a tomar mais medicamentos, como por exemplo para diabetes ou hipertensão e isso leva à uma sobrecarga maior do fígado, por isso nós vemos um pouco mais desses efeitos negativos ligado a essas pessoas.

Enfim, para evitarmos essa dorzinha de cabeça horrível, beba muita água durante e depois da ingestão de bebidas alcoólicas, isso provavelmente vai aliviar mais do que tomar um remédio para o fígado. Mas lembrem-se de beber com moderação.

Aproveito para deixar aqui a minhas felicitações para um novo ano que está para chegar. Um ciclo se encerra e com ele, levamos aprendizados para mais um ano, buscando dar o nosso melhor e inspirando o melhor da vida para que nunca nos falte harmonia. Com o novo ano, um novo ciclo e uma nova oportunidade vem. Desejo que a prosperidade, a saúde e a felicidade entrem na casa de todos meus leitores, que a oportunidade de evoluir e melhorar apareça sempre em vossas vidas. Um feliz 2022 e um beijo no coração de todos vocês.

* Arthur Micheloni é Fisioterapeuta, pós-graduado em Osteopatia, Ortopedia e Traumatologia, pós-graduando em Fitoterapia, discente e adepto da Medicina Integrativa e graduando em Nutrição – e-mail: [email protected].

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas nacionais e mundiais e de refletir as distintas tenências do pensamento contemporâneo.

Compartilhe esta notícia: