Cine-Crítica O Defensor: “Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa” é grandioso, mas não o melhor filme do Homem-Aranha

Compartilhe esta notícia:

Por: Ruan Reis*

Após todos saberem quem é Peter Parker e ser acusado pela morte de Mistério, o Homem-Aranha precisa lidar com as consequências da sua verdadeira identidade ter sido descoberta, chegando até mesmo a pedir ajuda para o Mago Dr. Estranho, o que caba resultado em uma abertura do ‘multiverso’, com vilões conhecidos do grande público vindo para esse realidade em busca de vingança.

Quando anunciaram o terceiro filme da saga do teioso de Tom Holland, muito se especulou sobre qual seria a trama e, desde aquela época todos (inclusive eu), aguardávamos por um multiverso, onde teríamos os 3 “miranhas”. E, bem como todos já sabem, (ou se não sabem, parem de ler nesse exato momento) Tobey Maguire e Andrew Garfield estão de volta.

Ir assistir ” Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa ” nos cinemas foi sim uma grata e enorme surpresa, não por ser um filme MARAVILHOSO com uma HISTÓRIA MARAVILHOSA, mas sim por ser um gigante “fanservice”, desde que vimos o trailer em que aparece Willem Dafoe com seu Duende Verde, Jamie Foxx como Electro e Alfred Molina com Dr. Octopus foi uma massagem aos fãs de Homem Aranha, quase como um “calma, esse filme é o que você sempre quis ver”. Realmente é!,afinal a nostalgia é o fator principal que move esse filme, desde saber como aqueles vilões irão reagir àquela realidade e como irão interagir com os outros personagens da trama.

” Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa ” é sim um filme incrível, mesmo tendo seu erros, esses que listarei abaixo:

Pontos positivos: ver todos novamente inseridos ali é realmente o que te leva a ir no cinema, aspecto refletido nas bilheterias do mundo todo; as interpretações dos personagens são exatamente o que podemos esperar, na galeria de vilões existe realmente um destaque, e ele vai para Willem Dafoe, que diferente de quem ele foi no primeiro Homem-Aranha (2002), nesse podemos realmente entender porque o próprio Norman Osborn teme seu alter ego, aqui Dafoe mostra uma entrega maior, saindo do caricato personagem de 2002 e vindo ao temido e inconsequente vilão de 2021. Já os outros vilões são mais do mesmo que foram em seus respectivos filmes, certamente o Alfred Molina, com Dr. Octopus, tem aqui sua redenção, que em seu filme não teve.

Já no setor dos miranha comecemos por Andrew Garfield que aqui se mostra um Homem Aranha mais à vontade, até mesmo do que sem seus próprios filmes, sempre com um bom humor, tendo, também, sua redenção e um arco dramático evidente. É realmente incrível vê-lo com o manto do teioso novamente.

Já Tobey Maguire, sendo o mais velho entre os três, se mostra justamente o mais experiente entre eles, não somente como homem-aranha, mas também sendo Peter Parker, destaque para um momento em que apenas com um olhar se mostra o mais sábio dos heróis ali presentes.

Um grande destaque para Tom Holland que neste filme se mostra, talvez, o melhor homem-aranha do cinema. Nesse filme, o herói ganha a maturidade que esperávamos e isto vem à tona junto com um certo sofrimento, aqui Holland mostra como um jovem lidaria com os fatos acometidos na trama e quais escolhas eram necessária para que sua maturidade seja alcançada.

Outras aparições, como as de Jon Favreau, Benedict Cumberbatch, Zendaya, RhysIfans, Thomas Haden Church, Jacob Batalon, Marisa Tomei, são boas, mas estão ali para cumprir os propósitos de amarrar a trama.

O filme também leva nota 10 nas cenas de ação, com CGI incrível como sempre, e lutas incríveis, destaque para cena final do filme e a luta de Peter Parker e Duende Verde no prédio.

Mas como um bom fã, e talvez falando por todos os outros, provavelmente, o maior ponto positivo para “Sem Volta Para Casa ” é a interação dos personagens de diferentes realidades, ou seja, uma estrelinha bem grande para o roteiro de Chris McKenna e Erik Sommers.

Pontos negativos: sei que muitos podem dizer que o filme não tem pontos negativos, já que tem tudo o que os fãs querem ver, mas é ai que tem que se olhar melhor, pois podemos ficar entorpecidos por essa “massagem no coração” com o apelo da nostalgia que o filme causa e deixamos de olhar que justamente esse é o “ponto fraco” do longa.

Por termos vários personagens, como cinco vilões, Dr. Estranho e 3 homens-aranha, não notamos que muitas soluções são dadas de formas preguiçosa, com desfechos rápidos e rasos do roteiro. Diferente de Ultimato que tem MUITOS personagens, mas tem suas quase 4 horas de filme, aqui a trama tem que se desenvolver em suas 2h30 de filme e, em alguns momentos, falha, mas sem perder o brilho e a carga emocional que tem o filme. Porém é a famosa coisa que sempre digo aqui, já que aparentemente é um erro comum em blockbusters que trazem vários personagens incluindo rostos conhecidos do publico, a sensação é de “queria entender melhor, o que aconteceu com fulano, ou como está a vida de ciclano”, talvez na primeira vez em que você assistir não deve notar isso, mas na segundo (assim como eu) fica fácil identificar as leves fragilidades do roteiro que tem que sambar para dar o devido espaço a todos os personagens.

” Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa ” é sim o filme que os fãs esperam e cumpre com o que promete, adicionando que, sem sombra de duvida, é o maior filme do cabeça de teia, mas o melhor?…. nisso eu tenho minhas ressalvas.

*Ruan Reis é repórter do jornal O Defensor e apaixonado por cinema, mundo nerd e geek.

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas nacionais e mundiais e de refletir as distintas tenências do pensamento contemporâneo.

Compartilhe esta notícia: