Polícia Militar Ambiental faz duas apreensões de aves silvestres em cativeiro na região

Compartilhe esta notícia:

Na segunda (29) e terça-feira (30), a Polícia Militar Ambiental realizou duas apreensões de aves silvestres na região que resultou na aplicação de mais de 10 mil reais em multas aos criadores clandestinos.

Os flagrantes foram na cidade de Brodowski (SP). Os policiais chegaram até o endereço no bairro Luiza Grandizolli Giraldi, após uma denúncia anônima.  Na propriedade do homem foram encontradas 13 aves silvestres sem licença, como coleirinha e sabiá-laranjeira. 

Segundo informações, durante a abordagem o criador soltou duas aves por conta própria. Ele alegou aos agentes que desconhecia a legislação. Uma das aves estava com uma anilha adulterada. Ela foi apreendida e será periciada.

O criador foi multado em R$ 8.900,00, que correspondem as aves reintroduzidas à natureza durante a fiscalização policial. 

De acordo com o tenente, a soltura só pode ser feita pelo policial que verifica as condições do pássaro, pois há risco de ele não se adaptar e morrer caso já esteja domesticado.

O segundo flagrante também ocorreu após uma denúncia anônima, em uma casa no bairro Jardim Procópio, na zona norte da cidade. Os policiais foram até a residência de um criador e identificaram quatro aves sem anilha em cativeiro.  

O homem foi multado em R$ 2 mil reais e teve seu cadastro suspenso. As aves foram soltas em seu habitat.

Compartilhe esta notícia: