Artigo: Lula e Bolsonaro em viagens internacionais

Compartilhe esta notícia:

Por: Luís Bassoli*

O atual e o ex-presidente da República estiveram no exterior, coincidentemente, na mesma semana.

Porém, os países, os encontros e as pautas não tiveram similaridade.

Passeio Por Ditaduras

A comitiva bolsonarista foi à uma parte do Oriente Médio, iniciou por Dubai, nos Emirados Árabes Unidos (EAU), uma monarquia absolutista, antidemocrática, cujo presidente, o Khalifa al Nahyan, herdou o cargo em 2004, com a morte de seu pai. O lema do país seria “Alá acima de tudo e Maomé é seu profeta” – não há igrejas cristãs em Dubai.

Depois, a bolsonarada seguiu pro Bahrein, uma monarquia islâmica, governada pelo rei Hamad al-Khalifa há 50 anos.

O último destino da trupe foi o Catar, outra monarquia absolutista islâmica, governada pela mesma família, a “Casa de Thani”, desde 1825; Hamad al-Thani é o oitavo Emir do Catar, que recebeu o poder de seu pai em 2013. Não existem eleições, nem poder legislativo ou judiciário no país.

Não há notícia de nenhum acordo comercial ou protocolo de interesse nacional assinado por bolsonaro.

Viagem de Trabalho

Já o ex-presidente Lula esteve na Alemanha, Bélgica, França e Espanha.

No primeiro dia, Lula se encontrou com Olaf Scholz, futuro Chanceler (primeiro-ministro) da Alemanha; depois, se reuniu com o ex-presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz.

Em seguida, teve reuniões com o vice-presidente da Comissão Europeia, Josep Borrell, e com a secretária-geral da Confederação Sindical Internacional, Sharan Leslie Burrow.

Na segunda-feira (15), Lula discursou no Parlamento Europeu, na Bélgica, onde foi aplaudido de pé.

Na sequência, foi recebido, com honras de Chefe de Estado, pelo presidente da França, Emmanuel Macron; depois pela prefeita de Paris, Anne Hidalgo, e se encontrou também com o ex-presidente francês, François Hollande.

Lula encerrou sua viagem na Espanha, onde foi recebido pelo primeiro-ministro, Pedro Sánchez, no Palácio da Moncloa, em Madri.

Conclusão

Os analistas são unânimes: Lula, na Europa, se apresenta como estadista; ao contrário de bolsonaro, que levou a família e amigos pra fazer turismo com dinheiro público pelas ditaduras do Oriente Médio.

* Luís Bassoli é advogado e ex-presidente da Câmara Municipal de Taquaritinga (SP).

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas nacionais e mundiais e de refletir as distintas tenências do pensamento contemporâneo.

Compartilhe esta notícia: