Walzir Ferrari: um artista taquaritinguense

Compartilhe esta notícia:

Por: Débora F. Antonon Silvestre e Marcus David Silvestre*

Iniciamos um bate-papo com o senhor Walzir Luiz Ferrari que, por coincidência, é nosso vizinho no bairro Jardim Contendas e também foi o responsável, juntamente com sua equipe de pintores, pela pintura de nossa casa.

O intuito da nossa visita foi coletar registros fotográficos para um projeto que desenvolvemos para a Diretoria de Ensino de Taquaritinga intitulado “Pintores Brasileiros”.

É evidente que contamos com artistas renomados no Brasil, mas porque não mostrar aos nossos alunos os artistas que temos aqui na cidade? Nomes como Washington Maguetas, dona Hilda Bufalino, Francisco Walzaki, Luiz Lacativa são alguns taquaritinguenses que inspiraram o pintor de paredes Walzir na arte Impressionista.

Há 30 anos, Walzir pinta quadros e confecciona algumas molduras em seu ateliê no quintal de sua casa. Relatou-nos, com carinho, que quem lhe ensinou o ofício de pintor foi seu pai, mas a inspiração para a arte surgiu naturalmente. Lembrou-se das aulas que teve no início de sua carreira de artista com o saudoso Alexandre Pelichiero, Ovídio Cervolo e Washington Maguetas.

Walzir teve seus quadros expostos em diversos Estados brasileiros, participou de exposições coletivas e foi premiado em algumas delas.

O pintor de paredes, acostumado a rolos e pincéis grossos, mostrou-nos o seu lado simples e interiorano nas espatuladas e pinceladas delicadas de suas obras.

Um orgulho para Taquaritinga ter, em sua história, um artista tão sensível e dedicado.

* Débora F. Antonon Silvestre e Marcus David Silvestre são professores da Educação Especial pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo – DER Taquaritinga.

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas nacionais e mundiais e de refletir as distintas tenências do pensamento contemporâneo.

Compartilhe esta notícia: