Artigo: Terceira Via

Compartilhe esta notícia:

Por: Luís Bassoli*

O termo “Terceira Via” surgiu no final da década de 1980, com base na ideologia social-democrata, que contou com a simpatia de partidários do liberalismo.

Histórico

A ideia primordial era encontrar um equilíbrio entre as ações econômicas defendidas pela esquerda e pela direita.

Em vez do “Estado mínimo” do liberalismo, e do “Estado controlador” do socialismo, a Terceira Via defendia a adoção do “Estado necessário”, ou seja, nem a interferência máxima, do regime soviético, nem a mínima, como no neoliberalismo.

Em resumo, o Estado deve, fundamentalmente, ter responsabilidade fiscal, combater a miséria, equacionar a carga tributária e cuidar da Segurança, Saúde e Educação.

Essa corrente de pensamento se inspirou no governo trabalhista da Austrália do final dos anos 80′, e se popularizou nos anos 90′, nos governos do Democrata Bill Clinton (EUA) e do primeiro-ministro Tony Blair (Reino Unido), que criou um núcleo no Partido Trabalhista britânico, conhecido como “New Labour”.

Na época, os EUA tinham superado os anos dos governos Republicanos, ultraliberais (Ronald Reagan/Bush-pai), e o Reino Unido enfrentava a crise pós o neoliberalismo de Margareth Thatcher (Partido Conservador).

Adesão Internacional

Os líderes Bill Clinton e Tony Blair conseguiram chamar a atenção de Lionel Jospin (França), Gerhard Schröder (Alemanha), Massimo D’Alema (Itália), Fernando Henrique Cardoso (Brasil) e Ricardo Lagos (Chile), entre outros governantes, que se reuniram algumas vezes.

Brasil Atual

Recentemente, o termo Terceira Via ressurgiu, no Brasil, como uma alternativa às candidaturas de bolsonaro e Lula.

Acontece que, do ponto de vista da política econômica, as propostas do presidente Lula – e as ações adotadas em seus governos – são muito próximas das apregoadas pela cartilha da Terceira Via original: o Estado atuando no combate à miséria (Bolsa Família, Luz para Todos, Minha Casa Minha Vida etc.), na Saúde (SUS, SAMU, programa de vacinação etc.) e Educação (ProUni, Fies, Enem, Ciência Sem Fronteira etc.) – sem intervir na livre iniciativa ou no livre mercado.

Conclusão

Hoje, no Brasil, o termo Terceira Via não guarda semelhança com o original. Trata-se de uma expressão para se referir a uma opção, que não seja a reeleição do atual presidente, nem o retorno do ex-presidente.

* Luís Bassoli é advogado e ex-presidente da Câmara Municipal de Taquaritinga (SP).

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas nacionais e mundiais e de refletir as distintas tenências do pensamento contemporâneo.

Compartilhe esta notícia: