‘Ter uma vida fisicamente ativa e uma alimentação saudável são fundamentais para prevenir ou controlar o diabetes’

Compartilhe esta notícia:

A endocrinologista da Unimed Araraquaratambém reforça a importância do diagnóstico precoce da doença.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, o diabetes afeta cerca de 250 milhões de pessoas em todo o mundo. Só no Brasil, a Sociedade Brasileira de Diabetes afirmou, em pesquisa divulgada em 2019, que mais de 13 milhões de pessoas convivem com a doença, sendo esse número em potencial crescimento.

Para a endocrinologista da Unimed Araraquara Dra. Isabela Aparecida da Rocha Tavares Inada (foto), o grande recado a ser comunicado é a importância do diagnóstico precoce a fim de evitar diversas complicações ao paciente acometido.

“Fique atento a fatores como a sede intensa, perda de peso e urina em excesso. Presença de pessoas com diabetes na família, comportamentos sedentários, obesidade, hipertensão arterial e stress também contribuem para o desenvolvimento da enfermidade”, comenta.

Ter uma vida fisicamente ativa, bem como uma alimentação saudável é fundamental para prevenir ou mesmo controlar o diabetes. “Com a manutenção do tratamento terapêutico e a gestão da saúde, de uma maneira geral, a pessoa pode evitar complicações graves, que tanto impactam na qualidade de vida de todos”, finaliza.

Lembrando que o diabetes é uma doença crônica provocada pela falta de insulina ou da incapacidade do organismo de utilizá-la adequadamente. A insulina, hormônio produzido pelo pâncreas, controla a quantidade de glicose no nosso sangue ou, em outras palavras, os níveis de açúcar.

Compartilhe esta notícia: