Cine-Crítica O Defensor / Eternos: é um bom filme, mas facilmente esquecível

Compartilhe esta notícia:

A chegada de um ser chamado de Celestial à Terra coloca em risco o futuro da espécie humana, e diante dessa ameaça gigantesca (literalmente) os Eternos consideram até mesmo evacuar o planeta, mas chegam a decisão de encarar de frente o problema, e tentar salvar o planeta terra, lutando com inimigos antigos da humanidade, os Simbiontes, os heróis precisam unir forças para vencer a sua maior ameaça.

Quando em 2019, na CCXP, foi revelado o primeiro trailer e imagens de Eternos, incluído imagens que não estão presentes no corte final do longa, a reação do público presente no painel da Marvel naquele dia, que foi apresentado pelo próprio chefão da Marvel Keving Feige, foi imediata positiva (sim, eu estava lá nesse dia), ainda sem entender exatamente do que se tratava, já que nem todos os consumidores do UCM (Universo Cinematográfico Marvel) acompanharam as HQ’s à risca, foi realmente apresentado imagens que mostraram se tratar de um filme épico.

Ao assistir no cinema, realmente a história se mostra como um Épico Bíblico do UCM, com esse tom de Deuses gregos, inclusive nos nomes de alguns personagens. Eternos é um filme de apresentação do grupo, que se mostra conectado em um mesmo universo, sem precisar recorrer aos Vingadores, ou outros elementos do UCM, mesmo quem sempre fazem referências aos outros filmes, seja em diálogos o filme tem vários easter eggs.

Pontos Positivos de Eternos: Ao sair do cinema, o que mais me deixou satisfeito foi sem sombra de dúvida os efeitos especiais do filme, realmente é um espetáculo à parte, mesmo nas cenas de diálogos com seres mitológicos, ou até mesmo as cenas em que vemos os Eternos em várias épocas diferentes da história humana, e as cenas de ação são um brilho para os olhos. Outro ponto interessante é a inclusão e representatividade do filme, seja com uma personagem que se comunica através de linguagem de sinais, ou com uma família homo afetiva, e é claro a etnia variada dos protagonistas. Eternos não é um filme “Lacrador” como alguns disseram, ele apresenta a representatividade de uma maneira natural e comum, como ela deve ser. A escolha do elenco estrelado do filme também nos faz aguardar para ir assistir o filme e ver como Angelina Jolie, Salma Hayek, Kumail Nanjiani, Richard Madden, Harry Styles e outros irão integrar o UCM, e sim, todos foram bem em seus personagens, como se fossem feitos sob medida. A direção de Chloé Zhao é precisa em momentos decisivos para a trama, sejam em momentos românticos entre personagens, momentos em que mostram como estão os personagens hoje em dia, após anos sem se ver, integrando os mesmos ao universo atual, ou até em momentos cruciais para a trama, onde os personagens não conseguem mais conter regra de não interferir na história humana, nos faz se interessar e entrar de cabeça no filme.

 Pontos Negativos de Eternos: com 10 heróis no filme, realmente fica difícil contar origens e motivações de cada um, mas, em algumas partes do filme, é realmente maçante o foco no arco de alguns dos personagens, já que em poucas cenas já é mais do que suficiente saber como aquele ou outro personagem pensam ou como eram suas relações no passado, com vários flashbacks que realmente são indispensáveis na trama,  e que são interessantes de ver (outro mérito de Chloé Zhao), é frustrante ver dialogos de alguns personagens sobre o passado e que faz o publico olhar e pensar “show, eles tiveram um desentendimento grande no passado jajá vamos ver o que aconteceu” e esse momento não chega, e fica apenas a cargo do espectador  imaginar como isso deve ter acontecido.

Talvez a maior deslizada do filme seja por conta do roteiro ou da própria Chloé Zhao que não tem um currículo tão extenso para dirigir filmes blockbusters, com pequenos erros de continuidade que muitas vezes passam despercebidos.

Eternos entra para a lista de filmes da Marvel até o momento como o épico e canônico mais importante para o futuro do UCM até o momento, já sabendo que Kevin Feige não dá ponto sem nó. Com um misto Bíblico e um tom Power Ranges, Eternos é um filme bom de se assistir e deixa todos com um gosto de quero mais, e com a dúvida “Para onde vai essa trama” deixando o espectador imaginar o que vem por aí, e dando um tom mais épico do que a equipe de Vingadores já que todos são praticamente Deuses, e sim as cenas pós créditos são interessantes e nos apresentam personagens tão importantes quanto os protagonistas deste longa, resumindo: Eternos é bom! Vale o ingresso, mas não é inesquecível.

Compartilhe esta notícia: