Artigo: O Brasil e o G-20

Compartilhe esta notícia:

Por: Luís Bassoli*

O Grupo dos 20 (G-20) é um fórum formado por chefes de Estado e autoridades financeiras dos 19 países de maior economia do mundo, além da União Europeia.

Histórico

Nos anos 70′, surgiu o Grupo dos Sete (G-7), composto por Alemanha, Canadá, EUA, França, Itália, Japão e Reino Unido, para debater os rumos da economia mundial.

Nos anos 90′, a Rússia fez valer seu poderio bélico e geopolítico, e surgiu o G-7+Rússia, logo transformado em G-8.

No final da década de 90′, surge o Grupo dos 33 (G-33), que incluiu nações com economias significativas, como Brasil, China, Índia, África do Sul, Espanha, Argentina, Coreia do Sul, México, entre outras.

Para otimizar as reuniões, o grupo foi reduzido ao atual G-20, que representa 90% do PIB e 80% do comércio mundial – e cerca de dois terços da população do planeta.

As reuniões do G-20 são fundamentais para determinar a gestão do sistema financeiro e da economia global.

Oportunidades

Nesses encontros, é tradição ocorrer reuniões bi-laterais entre chefes de Estado, nas quais se debatem interesses comuns dos dois países (algumas vezes, os encontros se dão entre três ou mais nações), quando abrem-se oportunidades de firmar acordos comerciais e protocolos de cooperação.

Desastre brasileiro em Roma

Na Cúpula realizada na Itália, nesta semana, o presidente bolsonaro proporcionou a pior participação brasileira da história.

Foi um desastre: uma atitude insignificante na assembleia, não realizou nenhum encontro bi-lateral, foi visivelmente evitado pelos outros chefes de Estado – e sequer participou do passeio de autoridades e nem saiu na foto oficial de encerramento.

Isolado e abobalhado, fez passeios turísticos pela capital italiana e recebeu “título de cidadão” da cidade de Anguillara, um vilarejo de 4 mil habitantes, cuja prefeita é do partido neofascista chamado Liga.

Pra coroar o vexame, os jornalistas que acompanhavam o presidente relataram agressões por parte de sua equipe de segurança.

Que pesadelo, o bolsonarismo!

* Luís Bassoli é advogado e ex-presidente da Câmara Municipal de Taquaritinga (SP).

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas nacionais e mundiais e de refletir as distintas tenências do pensamento contemporâneo.

Compartilhe esta notícia: