Cervejando – Linha Cordel, da Antuérpia, tem sabor do nordeste

Compartilhe esta notícia:

Por: Monali Bassoli*

Homenagear a cultura brasileira e valorizar ingredientes nacionais foram as duas grandes motivações para o desenvolvimento dos rótulos Devoção, Tentação e Perdição. Inspirada na história de Maria Bonita e Lampião, a Cervejaria Antuérpia desenvolveu a linha Cordel, com três cervejas que trazem sabores nordestinos.

A Perdição estreou no mercado em 2018 e desde então teve a sua receita reimaginada e aprimorada. A cerveja combina goiaba com lactose, para representar a história de Romeu e Julieta no sertão.

Os novos rótulos vieram para expandir a linha incorporando novos sabores ao estilo New England India Pale Ale. A Devoção brinca com a acidez do cajá e com o amargor característico do estilo IPA. Já a Tentação se destaca pela graviola, que convida o paladar para um segundo gole.

As ilustrações das embalagens foram cuidadosamente criadas para fazer referência às xilogravuras de cordel, manifestação artística que une as técnicas de xilogravura com o formato nordestino da literatura de cordel. O responsável por criar uma identidade tão distinta para a linha é o artista Madruga. Já a música tema do lançamento deu vida à história de amor de Lampião e Maria Bonita com a voz do repentista Edimilson Ferreira.

Lembrando que meu e-mail [email protected] está aberto para sugestões e dúvidas e que esta coluna e todas as outras já publicadas podem ser lidas no meu blog: etudocomida.tumblr.com

*Monali Bassoli é jornalista e sommelière de cerveja

Compartilhe esta notícia: