Cervejando – Livro Guia da Sommelieria de Cervejas

Compartilhe esta notícia:

Por: Monali Bassoli*

O Guia da Sommelieria de Cervejas, que foi lançado em 29 de agosto, Dia do Sommelier, é uma obra colaborativa dedicada à formação de sommeliers. Ele foi feito pela Editora Krater, empresa especializada em livros sobre cerveja em português.

Com organização de Bia Amorim, o livro terá a colaboração de 28 profissionais renomados do mercado cervejeiro do Brasil, Argentina, Peru e Inglaterra, especializados em diversas áreas, trazendo referências práticas, com orientações sobre: atendimento e serviço; condução de treinamentos de equipe; desenvolvimento e gerenciamento de uma boa carta de cervejas e de chopes; entre muitos outros assuntos relevantes para a profissão.

O manual prático será complementar na formação técnica dos sommeliers e sommelières de cervejas, ofício que em março deste ano foi reconhecido pelo governo como profissão e passará a fazer parte da Classificação Brasileiras de Ocupações (CBO) a partir de 2022.

O Brasil é um dos países que mais forma sommeliers de cervejas no mundo anualmente. Cada vez mais profissionais ocupam posições em bares, lojas especializadas, distribuidoras, importadoras e cervejarias.

O projeto será viabilizado por meio de uma campanha de financiamento coletivo, conhecida como crowdfunding, que será disponibilizada na plataforma Catarse (https://www.catarse.me) e contará com contribuições daqueles que se interessarem pelo projeto.

Aulas ao vivo com alguns dos autores do livro, além de um workshop sensorial conduzido por Bia Amorim serão algumas das recompensas que estarão disponíveis para aqueles que apoiarem o projeto no Catarse. A campanha foi lançada no dia 29 de agosto e vai até o dia 10 de outubro.

Com projeto gráfico especial, capa dura e totalmente colorido, o Guia da Sommelieria de Cervejas tem tiragem limitada.

Lembrando que meu e-mail [email protected] está aberto para sugestões e dúvidas e que esta coluna e todas as outras já publicadas podem ser lidas no meu blog: etudocomida.tumblr.com

*Monali Bassoli é jornalista e sommelière de cerveja

Compartilhe esta notícia: