Cervejando – Harmonização de comidas com Stout

Compartilhe esta notícia:

Por: Monali Bassoli*

O estilo Stout é marcado pelos aromas e sabores de café provenientes da cevada torrada. Por ter diversos subestilos, que possuem diferentes intensidades de álcool e de corpo, é bem versátil na harmonização, podendo combinar tanto com pratos salgados quanto com pratos doces.

A Dry Stout é uma cerveja cremosa com um sabor torrado pronunciado, muitas vezes semelhante ao café e chocolate amargo e final seco. Para essa primeira cerveja, vamos de harmonização cultural: Stout e ostras.

Como o nome diz, a Oatmeal Stout tem adição de aveia, que confere à cerveja corpo médio, cremosidade e doçura, que variam conforme a quantidade utilizada. Ela harmoniza bem com pratos grelhados e assados, como cordeiro grelhado ou até mesmo uma feijoada.

A Sweet Stout se caracteriza por um perfil com baixo amargor e mais adocicado, que sugere café com leite ou expresso adocicado. Harmonizam com a base de chocolate e frutas vermelhas.

Como sempre, as versões americanas são mais potentes. A American Stout possui corpo e sabores típicos de uma Stout, mas com um caráter de lúpulo americano mais agressivo, além de ter um amargor mais pronunciado. Essa cerveja tem a potência para harmonizar com carnes de caça e queijos fortes.

Por fim, a Russian Imperial Stout é a versão mais intensa de Stout, possui amargor intenso equilibrado com dulçor, alto corpo, alto teor alcoólico e perfil licoroso. Harmoniza com costeleta de porco e queijos cremosos, como camembert. E ainda harmoniza com sobremesas à base de chocolate.

Lembrando que meu e-mail [email protected] está aberto para sugestões e dúvidas e que esta coluna e todas as outras já publicadas podem ser lidas no meu blog: etudocomida.tumblr.com

*Monali Bassoli é jornalista e sommelière de cerveja

Compartilhe esta notícia: