Secretário da Saúde de Taquaritinga (SP) informa que 180 pessoas não tomaram a segunda dose da vacina contra a Covid-19

Compartilhe esta notícia:

O Secretário da Saúde de Taquaritinga, José Fonseca Neto, informou que há na cidade, cerca de 180 pessoas que ainda não foram até o Centro de Vacinação para receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19.

“Nós ligamos para essas pessoas, vamos à casa das pessoas, muitas já até não estão mais na cidade, mas estamos buscando esses moradores”, declarou Fonseca.

De acordo com o Secretário da Saúde, quando o gripário foi montado, uma estação de trabalho foi montada e cerca de oito pessoas lançam as aplicações no sistema diariamente, além de ligar para localizar os munícipes que não retornaram para receber a segunda dose.

Quanto ao número de pessoas que ainda não se vacinaram que consta no boletim epidemiológico, ele explicou “trabalhamos um com número de população estimada, nós não temos um número real da população. Segundo essa estimativa, o município tem 48000 pessoas vacináveis, ou seja, acima de 12 anos.  Eu acredito que esse número de pessoas que não tomaram a primeira dose, que giram em torno de 4000 pessoas, seja um erro de estimativa. Como houve antecipação da segunda dose das vacinas, as pessoas que seguem a data que consta no cartão de vacinação entra como atraso, mas é devido a essa antecipação”.

O secretário da Saúde José Fonseca Neto, durante entrevista ao jornalista Gabriel Bagliotti – Foto: Kevin Alan / O Defensor

Fonseca acrescentou “estamos sempre na expectativa da Anvisa liberar a vacinação em crianças, então, caso seja autorizada, começa uma nova etapa, que seria muito importante. Então, não há previsão para desmontar o Centro de Vacinação”.

“Não tivemos nenhum caso de crianças que tiveram situações graves ou que foram a óbito na cidade. O mais importante de tudo com essa pandemia é que tenhamos aprendido alguma coisa com essa doença, porque tudo indica que vamos ter que conviver com ela por alguns anos. Acredito que essa vacina vá entrar para o calendário de vacinação nos postos de saúde”, comentou José Fonseca.

O Secretário ressaltou “não podemos esquecer a higienização das mãos, que é muito importante, é preciso lavar as mãos com frequência, porque além do Covid temos outros vírus circulando. Alguns hábitos que não tínhamos, agora precisaremos ter”.

Fonseca encerrou dizendo “precisaremos fazer um trabalho pós-pandemia porque essa doença mostrou para a gente muita coisa que estávamos esquecendo”.

Compartilhe esta notícia: