Outubro Rosa: ‘O acolhimento da Unimed Araraquara fez a diferença na nossa vitória contra o câncer de mama’

Compartilhe esta notícia:

Hoje curadas, pacientes Iria Cristina Monteiro de Moura e Cecília Sambrano agradecem o carinho de amigos, familiares e também do corpo de profissionais  da Oncologia da Unimed.

Quando a paciente e colaboradora da Unimed Araraquara Iria Cristina Monteiro de Moura (37), técnica em enfermagem, notou, há dois anos, um caroço na sua mama durante um autoexame em sua casa, ela pensou que não fosse nada sério e que o mesmo sumiria com o tempo. Eis que 20 dias depois, ela refez o toque e notou que ele continuava ali. Imediatamente, marcou uma consulta com um médico e fez todos os exames solicitados.

Iria Cristina Monteiro – Paciente

No resultado, o temido diagnóstico que indicava um tumor maligno no local. “Meu mundo desabou, não sabia o que dizer para a minha família. Quando temos uma notícia como essa, logo pensamos no pior”, lembra. Esse mesmo sentimento negativo preencheu o coração de Cecília Sambrano (61), em outubro de 2019. Ciça, como é conhecida, também atua na cooperativa, colaborando como analista financeira. “É um desespero, você não sabe o que o pensar. O chão se abriu pra mim”, completa.

 

Cecilia Sambrano – Paciente

Começava, assim, uma batalha em nome da vida. Batalha esta que acomete mais de 50 mil mulheres todos os anos, no Brasil. Segundo elas, um detalhe fez toda a diferença para o final feliz dessa caminhada: o acolhimento, tanto por conta dos amigos, familiares, bem como todo o corpo de profissionais do setor de Oncologia da Unimed, responsável pelo o tratamento.

“Não é fácil, tinha horas que eu só chorava. Porém, sabia que era hora de cumprir todas as etapas, como a cirurgia, a quimioterapia e a radioterapia. Em cada passo, é muito importante você ficar ladeada de pessoas especiais, que te mostram, com muito carinho, que a vida precisa seguir. O susto é grande, mas, aos poucos, você vai diluindo e superando a doença”, comenta Iria.

Cecília também revela que quase desistiu de tudo, mas sua fé e a confiança nas palavras do Dr.Luis Henrique de Carvalho, oncologista da Unimed, alimentaram sua vitória contra o câncer. “Só tenho a agradecer o apoio de todos, dos profissionais aos amigos e familiares. Estou aqui, curada e muito feliz. E falo para você, que está começando o tratamento: fique tranquila, você não está sozinha”, pontua.

Estamos juntos

Segundo o Dr. Luis Henrique de Carvalho, a manutenção desse acolhimento é um dos pilares do atendimento do setor. “Eu, pessoalmente, acompanho todo esse processo. Somos parceiros dos pacientes e seus familiares. Fazemos de tudo para que todos acreditem que tudo vai dar certo, mesmo nos momentos mais difíceis. Queremos que a oncologia vá muito além do tratamento. Queremos que ela seja um local para repouso, um local para se ouvir uma palavra de conforto”, afirma.

Compartilhe esta notícia: