Artigo: Valorização da Vida

Compartilhe esta notícia:

Por: Dr. Carlos André Cagnolati*

Quisera o destino que em 16 de outubro de 1846 fosse documentada a primeira intervenção cirúrgica realizada sob anestesia geral. A data foi escolhida para celebrar o Dia do Anestesiologista, especialidade médica que requer muito além dos três anos de residência. Ela busca profissionais que possuem um profundo desejo pelo aprendizado contínuo, brilho nos olhos frente às novas tecnologias e empatia pelo outro acima de tudo.

Desde a primeira anestesia geral até os dias de hoje, a anestesiologia evoluiu a passos largos. A tecnologia se tornou uma das principais aliadas da especialidade, proporcionando níveis avançados de monitorização dos pacientes e auxílio fino durante as intervenções anestésicas.

Da era analógica, em meados de 1957, quando a CARP nasceu do sonho de três médicos, à era digital dos anos 2021, muita coisa mudou. Crescemos em número de profissionais associados, criamos uma das mais conceituadas residências do país e celebramos, neste Dia da Anestesiologia, a conquista do Selo de Acreditação de Qualidade Internacional Qmentum – Diamante, um dos processos de avaliação mais complexos e rigorosos do mundo.

Aplicado em mais de 30 países, o Qmentum International é um modelo de avaliação de serviços de saúde que assegura requisitos internacionais de governança e boas práticas assistenciais. A metodologia orienta e monitora os padrões de alto desempenho em qualidade e segurança, promovendo a melhoria contínua dos processos. O programa possui uma das mais importantes metodologias internacionais de acreditação hospitalar, sendo o segundo maior programa mundial de excelência e acreditação em saúde.

A certificação vem para coroar os mais de 60 anos de compromisso que temos com a vida, a partir de rigorosos processos para garantir a segurança, a inovação e a alta qualidade no atendimento médico-paciente, sem perder nunca a essência da medicina: cuidar.

Nos desafiamos a sermos o segundo serviço em anestesiologista do interior de São Paulo a receber a acreditação pelo respeito e pela preocupação que temos não apenas com os pacientes, mas também com nossa gente e com toda a sociedade. Subimos a régua da excelência para muito além dos processos e técnicas que nos possibilitam sermos profissionais cada dia melhores. E seguiremos, pelos próximos 50 anos sempre em busca de oferecermos o nosso melhor para cada um de nossos pacientes, pois acima de tudo, valorizamos a vida.

*Dr. Carlos André Cagnolati, é médico anestesiologista e diretor administrativo da CARP – Clínica de Anestesiologia de Ribeirão Preto.

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas nacionais e mundiais e de refletir as distintas tenências do pensamento contemporâneo.

Compartilhe esta notícia: