Política: Fusão entre DEM e PSL coloca adversários políticos no mesmo partido em Taquaritinga (SP)

Compartilhe esta notícia:

Na quarta-feira da semana passada, 6 de outubro, as executivas nacionais do DEMOCRATAS (DEM) e do Partido Social Liberal (PSL), promoveram convenção para aprovar a fusão das duas legendas. Após aprovação, aconteceu a criação e a formação de um novo partido.

Trata-se do União Brasil, que terá como número nas urnas eletrônicas o 44.

Se nacionalmente a fusão agrada os principais caciques do, agora, União Brasil, em Taquaritinga (SP) a situação não é a das mais agradáveis, isso porque coloca no mesmo partido adversários políticos, como o atual vice-prefeito Luiz Fernando Coelho da Rocha, ao lado do ex-prefeito Paulinho Delgado.

A situação se repete no quadro de vereadores, no último pleito, o DEMOCRATAS conseguiu eleger três parlamentares, sendo eles: Rodrigo de Pietro, Daniel Galerani e Gilberto Junqueira, respectivamente com 624, 435 e 357 votos cada um. Já o PSL elegeu dois vereadores, sendo eles: Eder Mineiro, com 536 votos e Orides Previdelli Junior, com 474 votos.

Questionado sobre a fusão do partido o vice-prefeito Luiz Fernando Coelho da Rocha afirmou “estou viajando e sexta-feira, retornarei a Taquaritinga, de volta ao trabalho, tenho conversado com as lideranças para conhecer melhor o projeto do novo partido”.

Luiz Fernando Coelho da Rocha – Foto: Reprodução

Já o ex-prefeito Paulinho Delgado asseverou que “quanto à fusão do DEM com o PSL, resultando no União Brasil, tratou-se de uma decisão há poucos dias dos Diretórios Nacionais dos dois partidos. Assim, aguardo orientações das principais lideranças do partido no Estado para a tomada de decisões. Por enquanto ainda não disponho de nenhuma informação oficial sobre tal questão. ”.

José Paulo Delgado Junior – Foto: Gabriel Bagliotti / O Defensor

Procurado pela redação de O Defensor o vereador Rodrigo de Pietro comentou “Ouvi nas grandes mídias, jornais e televisão, que fala da fusão entre o DEM e o PSL, tornando-se oUnião Brasil, então agora falta homologação por parte do TSE”.

Rodrigo de Pietro – Foto: Gabriel Bagliotti / O Defensor

Rodrigo afirmou “ainda estamos aguardando as orientações para saber como é que fica agora, nesse momento a questão da direção partidária no estado, que é aquela que nos interessa, a primeira informação que eu recebi é que a o DEM ficaria com a presidência, mas se acaso a presidência fosse do PSL alguns diretórios Regionais pertenceriam ao no caso, o antigo Democratas”.

O vereador asseverou ainda “mas é tudo muito novo, as informações que a gente recebeu são preliminares ou até mesmo através da mídia, mas por enquanto estamos aguardando as decisões partidárias que devem ocorrer nesses próximos dias”.

Já o vereador Eder Mineiro disse que “ainda está muito recente tudo isso, mas eu acredito que irá ficar um partido muito forte, tendo em vista que só aqui em Taquaritinga a bancada ficará com cinco vereadores, é um partido que ficará muito forte, mas tudo ainda é muito fresco, estamos aguardando para ver como vai ficar tudo isso”.

Eder Correia de Oliveira, o popular Eder Mineiro – Foto: Gabriel Bagliotti / O Defensor

Gilberto Junqueira por sua vez afirmou “estamos na liderança do nosso companheiro Paulo Delgado, e ficamos sabendo através das notícias da fusão do DEM, que era o antigo PFL, estou nesse partido desde 1988, estamos aqui até agora e acho que é uma atitude que eles tomaram desrespeitosa, podemos assim dizer, sou vereador desse partido e estou aqui pela sétima vez, nunca mudados, sempre com o mesmo número e sempre apoiando o mesmo grupo, agora vamos nos reunir para saber realmente como é que vai ficar esse caso”.

Gilberto Junqueira – Foto: Gabriel Bagliotti / O Defensor

Vale lembrar que depois de ser aprovada pelos dois partidos, a fusão ainda precisa ser avaliado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o que pode demorar pelo menos até fevereiro de 2022.

Compartilhe esta notícia: