Cervejando – Harmonização de comidas com cervejas de trigo

Compartilhe esta notícia:

Por: Monali Bassoli*

Há vários estilos de cerveja de trigo. A mais antiga e mais popular é a Weizenbier ou Weissbier. Essa cerveja de origem alemã não é filtrada, é turva, tem baixo amargor, teor alcoólico entre 4% e 6%, espuma espessa e duradoura e aromas e sabores de banana e cravo.

Harmonize esse estilo comida tailandesa ou de comida indiana. As opções de pratos à base de iogurte são perfeitas, pois combinam a acidez do iogurte com a da cerveja, e não são tão condimentados e apimentados. A Weiss também combina perfeitamente com salsicha branca, essa, aliás, é uma harmonização cultural na Alemanha, sirva também com um pretzel.

Em alemão Dunkel significa escuro, portanto a Dunkelweizen é a Weissbier escura. Elas são produzidas com maltes torrados e tem sabor de biscoitos, caramelo, castanhas e chocolate, a degustação começa com doçura e depois traz um leve amargor. Essa cerveja harmoniza com pratos mais salgados, como bolinho de bacalhau, ovos com bacon e vitela.

18

A Witbier é a cerveja de trigo belga, ela é muito refrescante, tem aroma de casca de laranja e coentro, com coloração de palha ou dourado-claro. Por ser leve, essa cerveja combina com pratos também leves, como saladas, risotos, camarão e salada verde.

E por fim, a cerveja de trigo dos Estados Unidos, a American Wheat. Ela é altamente refrescante e com ótimo drinkability. Possui leves notas de sabor de pão, trigo, massa ou grãos que complementam os sabores de lúpulo, que podem ter notas cítricas, picantes, de floral ou de frutas. Essa cerveja também harmoniza com pratos leves como saladas, salmão grelhado ou quiches.

Lembrando que meu e-mail [email protected] está aberto para sugestões e dúvidas e que esta coluna e todas as outras já publicadas podem ser lidas no meu blog: etudocomida.tumblr.com

*Monali Bassoli é jornalista e sommelière de cerveja

Compartilhe esta notícia: