Artigo: Como facilitar o seu controle emocional

Compartilhe esta notícia:

Por: Arthur Micheloni*

Não conseguimos ser feliz o tempo todo, então precisamos saber lidar com todas emoções. Segundo Augusto Cury “Você precisa conquistar aquilo que o dinheiro não compra. Caso contrário, será um miserável, ainda que seja um milionário…”.

Nesse momento caótico pós pandemia que estamos vivendo, cheio de depressão e com a ansiedade em alta, devemos saber a importância dos controles emocionais para manter uma saúde mental em dia, buscando uma longevidade saudável mentalmente.

Diante disto, seguimos com algumas dicas para facilitar nossas emoções ao longo do dia a dia:

-Você NÃO deve terminar todas as tarefas da casa em um dia;

Essa preocupação aumentará seu estresse e sua ansiedade. As tarefas são DA CASA, não sua. E todos devem ajudar, inclusive crianças a partir de 2 anos.

-TIRE TEMPO PARA DESCANSAR;

Não é imoral sentar-se, colocar as pernas em cima da mesa, comer e beber algo que você gosta.

-DURMA se necessário;

 Para que as dores desapareçam ou para desligar-se um pouco. Aqueles que se recusam a tirar férias, ir embora, tirar tempo livre ou tempo de descanso, suas famílias sentirão saudades porque se foram prematuramente para a viagem sem retorno.

-SINTA-SE em algumas ocasiões;

Fora de sua casa em silêncio, sozinho; não diga nada, respire ar fresco com calma, agradeça por tudo e não se apresse, afinal, a vida é trem bala parceiro.

-FIQUE em frente ao seu espelho;

Sorria para si mesmo, veja sua beleza interior e exterior, seu conhecimento e sua sabedoria, isso acende uma aura positiva ao seu redor, aumenta sua energia positiva para que você possa brilhar com luz própria.

-VÁ comprar um lanche, sushi ou algo para beber;

Simplesmente faça algo por si mesmo, mesmo que seu parceiro não o faça por você… Faça você, para que você e por você.

-Busque por PRATICIDADES e FACILIDADES;

Deixe um pouco de lado o estético, o bonito. Busque por coisas ao seu redor que facilitará sua vida e seu dia a dia. Evite o estresse, pois ele é o maior assassino.

-DIGA quando não estiver se sentindo bem;

Faça algo sobre isso, vá ao centro de saúde, hospital ou chame algum médico próximo, não se sente e espere que alguém compre medicamentos para você, eles podem voltar tarde e sua vida importa muito.

-CONTROLE SUA PRESSÃO E NÍVEL DE AÇÚCAR OCASIONALMENTE;

Quer você esteja doente ou não. Fazer isso salvou muitas vidas no passado. Confie nesta dica que eu lhe dou e dê o valor que você merece, ame-se e cuide-se, você é uma grande pessoa e não esqueça disso.

-AFASTE-SE de pessoas que só te criticam, não reconhecem suas conquistas, só te procuram para falar de problemas, fofocas ou quando precisam de algo.

-Tire um tempo para progredir sua ESPIRITUALIDADE;

A espiritualidade é o pilar de nossa vida. Por isso é muito importante dedicar um tempo para a oração ou meditação. Envolva-se em energia positiva e se eleve espiritualmente.

* Arthur Micheloni é Fisioterapeuta, pós-graduado em Osteopatia, Ortopedia e Traumatologia e pós-graduando em Fitoterapia, discente e adepto da Medicina Integrativa e Graduando em Nutrição – e-mail: [email protected].

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas nacionais e mundiais e de refletir as distintas tenências do pensamento contemporâneo.

Compartilhe esta notícia: