Cervejando – Harmonização de comidas com Pilsen   

Compartilhe esta notícia:

O estilo Pilsen ou Pilsner é um dos mais consumidos em todo o mundo, ele nasceu na cidade de PIzeñ, na Boêmia, hoje atual República Tcheca. Essa cerveja é refrescante, dourada, carbonatada e possui amargor moderado.

Esse estilo possui três divisões segundo o guia de estilo BJCP (Beer Judge Certification Program) e cada um tem uma característica mais marcante.

A Bohemian Pilsner foi o primeiro estilo. É uma cerveja clara de fermentação baixa, com coloração amarelo/dourado, refrescante e amargor equilibrado. Os aromas florais do lúpulo também são equilibrados com as características de panificação e biscoito dos maltes. Uma dica de harmonização é com salada de rúcula e peixe frito ou algum fruto do mar frito, como camarão e lula.

Já na German Pilsner, originária da Alemanha, o floral do lúpulo é mais destacado do que os maltes. É uma cerveja mais amarga, de cor dourada clara, brilhante, límpida, corpo leve, espuma persistente e bastante refrescante. Ela harmoniza com pretzel e queijos leves.

Por fim, a American Pilsner, que é uma versão americana da Bohemia Pilsner. Essa cerveja possui todas as características bastante suaves, seu aroma lembra casca de pão e tem lúpulo sutil. Ela é mais clara e brilhante, além de possuir um amargor mais leve, final seco e alta carbonatação. Ela é uma boa pedida para harmonizar com uns dos pratos que os brasileiros mais gostam: churrasco e feijoada.

Lembrando que meu e-mail [email protected] está aberto para sugestões e dúvidas e que esta coluna e todas as outras já publicadas podem ser lidas no meu blog: etudocomida.tumblr.com

*Monali Bassoli é jornalista e sommelière de cerveja – [email protected]

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas nacionais e mundiais e de refletir as distintas tenências do pensamento contemporâneo.

Compartilhe esta notícia: