O papel da Prodesp na digitalização estadual

Compartilhe esta notícia:

Programa Sem Papel permitiu eliminar a tramitação de impressos nas repartições públicas estaduais

Por: André Arruda*

Em tempos de transformações intensas, onde a tecnologia se faz presente, implementar soluções inovadoras e manter a máquina do Governo de São Paulo operando plenamente requer ousadia. Estes desafios têm sido uma constante para a Prodesp – a empresa de Tecnologia do Estado, e ficarão como legado ao povo paulista.

Sob um novo plano de modernização administrativa conduzida pelo governador João Doria e o Vice-Governador e secretário de Governo, Rodrigo Garcia, a Prodesp incorporou a centenária Imprensa Oficial (Imesp). Também para elevar a gestão pública a um patamar de excelência, o Programa Sem Papel permitiu eliminar a tramitação de impressos nas repartições públicas estaduais. Implantado em todas as secretarias, tornou a administração mais ágil, eficiente, possibilitando a adoção de processos digitais de modo seguro e confiável.

Diante da realidade imposta pela pandemia, as soluções digitais foram intensificadas com maior oferta de serviços no Poupatempo. Quem acessa os já conhecidos canais www.poupatempo.sp.gov.br, totens de autoatendimento e aplicativo Poupatempo Digital, conta hoje com mais de 150 opções de atendimento online. Tudo com a mesma qualidade.

Com o portal Integrador Estadual, da Junta Comercial de São Paulo – JUCESP, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, são inúmeras facilidades aos empreendedores que desejam abrir empresas. Conhecida como Balcão Único, a solução permite realizar em um único ambiente todas as etapas necessárias. Além de acelerar a abertura de novos negócios, impulsiona o Estado em rankings internacionais como o Doing Business, que mensuram a desburocratização de processos facilitadores para empreender.

Para o Procon.SP, um novo sistema digital também foi desenvolvido. Por meio de modernas plataformas, todo o atendimento de defesa do consumidor é feito de forma eletrônica, possibilitando a abertura e acompanhamento de reclamações, audiências de conciliação e até mesmo fiscalização, com autos de infração e monitoramento totalmente online.

Também inovador, o Programa Bolsa do Povo beneficiará mais de 500 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social. Criado pelo Governo de São Paulo para auxiliar populações vulneráveis impactadas pela COVID-19, a ação consolida em única plataforma digital projetos para assistência social e transferência de renda.

Mais de meio século após sua fundação, a Prodesp segue desenvolvendo inovações sem precedentes para o poder público e seus clientes. E seguirá responsável por muitas soluções tecnológicas, aplicando sua expertise em novos produtos e recursos. Prestar excelente atendimento a toda a coletividade é nossa missão.

*André Arruda é diretor-Presidente da Prodesp.

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas nacionais e mundiais e de refletir as distintas tenências do pensamento contemporâneo.

Compartilhe esta notícia: