Cervejando – Parceria entre Heineken e Agrária impulsiona a produção de malte sustentável

Compartilhe esta notícia:

Por: Monali Bassoli

O Grupo Heineken no Brasil anunciou acordo com a Cooperativa Agrária para compra de malte sustentável de origem brasileira a partir de 2023. A maltaria receberá um investimento de mais de 1 bilhão de reais da Agrária na próxima década.

O acordo com a cooperativa visa atender à previsão de crescimento dos negócios do Grupo no país, e tem como contrapartida a compra de malte nos próximos dez anos. A instalação da maltaria será no estado do Paraná, na região dos Campos Gerais, por conta do clima propício para a plantação de cevada, com um potencial de plantio que pode atingir até 100 mil hectares por ano.

O projeto da nova maltaria é resultado da união de diversas cooperativas, liderado pela Agrária (Guarapuava – PR), unindo esforços com outros cinco parceiros experientes no cultivo da cevada: Bom Jesus (Lapa – PR), Capal (Arapoti – PR), Castrolanda (Castro – PR), Coopagrícola (Ponta Grossa – PR) e Frísia (Carambeí – PR). O início das atividades da maltaria está previsto para o ano de 2023. A fábrica deverá produzir 240 mil toneladas de malte anualmente, volume que hoje representa 15% da produção nacional, e tem previsão de gerar mais de mil empregos diretos e indiretos.

A parceria é estratégica para os negócios do Grupo Heineken, pois aumentará a capacidade de produção de suas marcas, atendendo a curva de crescimento de sua presença no mercado brasileiro. 

 

Além disso, o projeto será benéfico para a estratégia de ESG, aumentando a presença de malte sustentável em sua produção. Entre as principais iniciativas está o Programa Agrária de Gestão Rural, que mune os cooperados com ferramentas e informações relacionadas à agricultura sustentável e certifica aqueles que garantem altos padrões de qualidade e segurança dos alimentos, além de aspectos de saúde, segurança e meio ambiente. A Agrária também possui a certificação FSA/SAI, por meio do Programa de Avaliação de Sustentabilidade Agrícola, uma das principais iniciativas globais de agricultura sustentável para a cadeia de alimentos e bebidas.

Lembrando que meu e-mail [email protected] está aberto para sugestões e dúvidas e que esta coluna e todas as outras já publicadas podem ser lidas no meu blog: etudocomida.tumblr.com

*Monali Bassoli é jornalista e sommelière de cerveja – [email protected]

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas nacionais e mundiais e de refletir as distintas tenências do pensamento contemporâneo.

Compartilhe esta notícia: