Artigo: Rodovias de SP: gestão para salvar vidas

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Por: João Octaviano Machado Neto*

Neste final de ano, depois de 18 meses de isolamento, os brasileiros se preparam para ver a vida voltando ao normal. A pandemia de Covid dá sinais de arrefecimento e a chegada da primavera abre a temporada das chuvas tão necessárias ao nosso Brasil, castigado por uma das maiores estiagens de sua história.

Com a esperança de dias melhores, chegam também as preocupações. Por isto, os cuidados devem persistir diante da nova realidade. Em todo o país é esperado aumento no fluxo de veículos circulando pelas rodovias.

Por isso, o Governo de SP já se prepara para uma série de tarefas e ações que visem evitar acidentes e garantir a segurança dos usuários. A Secretaria de Logística e Transportes, em parceria com o DER (Departamento de Estradas de Rodagem), Polícia Militar Rodoviária, Artesp e concessionárias de rodovias unem forças para fiscalizar e monitorar as rodovias. Além disso, o Governo Paulista lançou um ambicioso plano de lançamento e retomadas de obras em todo o Estado.

Neste mês de setembro, em que comemoramos a Semana Nacional de Trânsito, o Governo do Estado faz a sua parte, dá mais uma vez bom exemplo ao Brasil e deixa claro o papel que tem o poder público no desenvolvimento, na criação de empregos e na proteção à vida.

Atualmente, temos 151 obras em andamento, com R$ 5 bilhões em investimentos e quase 18 mil empregos gerados, dados que vão transformar economicamente várias regiões do Interior e, com isso, melhorar a vida das pessoas.

Este é o grande objetivo da gestão pública, conceito-chave que norteia o Governo de SP desde janeiro de 2019, quando assumiu a atual administração.

Entre as centenas de obras, prontas ou em andamento, podemos citar a modernização e melhorias em mais 3,4 mil quilômetros de rodovias e vicinais em todo o Estado. Este importante investimento é parte do programa Pró São Paulo, um amplo pacote de obras estruturantes que tem o objetivo de facilitar a retomada do crescimento econômico, com oferta de empregos e geração de renda para a população em 2021 e 2022, e recursos para a infraestrutura rodoviária que somam R$ 3,3 bilhões.

Além disso, o Governo de SP iniciou a conclusão dos Contornos da Tamoios, no Litoral Norte, com investimentos previstos de R$ 1,5 bilhão e criação de 2.000 vagas de emprego. Tem ainda os novos projetos, como o da Linha Verde, que pretende fazer a ligação entre a Grande São Paulo e a Baixada Santista com ciclovia acoplada.

Todas as iniciativas são ações concretas, com recursos previstos no orçamento estadual, que têm objetivos claros e determinados: reduzir o número de acidentes, diminuir fatalidades e oferecer cada vez mais conforto e segurança aos usuários.

E os resultados já começam a aparecer nos índices e pesquisas feitas nas estradas. No ano passado, por exemplo, o Estado de SP comemorou o menor número de mortes em suas rodovias desde 2015. A ideia é melhorar sempre, um desafio novo a cada dia.

Para o Governo Paulista nenhuma morte é aceitável. Nosso objetivo é tolerância zero com as mortes no trânsito.

*João Octaviano Machado Neto é Secretário de Logística e Transportes do Estado de São Paulo.

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas nacionais e mundiais e de refletir as distintas tenências do pensamento contemporâneo.

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