Saúde: Hospital São Paulo ganha iluminação na cor laranja

Compartilhe esta notícia:

Iniciativa chama a atenção do grande público para o Mês Mundial da Segurança do Paciente, que segue tal tonalidade em sua campanha.

Os três principais acessos ao Hospital São Paulo – Unimed Araraquara estão iluminados com a cor laranja neste mês de setembro. A iniciativa tem como grande objetivo externar a importância do Mês Mundial da Segurança do Paciente, cuja tonalidade simboliza a campanha.

Ainda dentro do assunto, vale ressaltar que a Segurança do Paciente é prioridade na instituição, por isso, o HSP segue as seis metas internacionais de segurança do paciente, estabelecidas pela organização norte-americana Joint CommissionInternational (JCI), em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

“A ideia é promover melhorias através de estratégias que abordam aspectos problemáticos relacionados à assistência à saúde, apresentando medidas de prevenção para a ocorrência do incidente”, Fátima Suelen Figueira, do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital São Paulo.

São elas: identificar os pacientes corretamente; melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde; melhorar a segurança na prescrição, dispensação e administração de medicamentos; assegurar cirurgias no local de intervenção, procedimento e paciente corretos; reduzir os riscos de infecções associadas aos cuidados à saúde; reduzir os riscos de quedase lesão por pressão. O HSP acrescentou administração segura de sangue e hemocomponente como uma meta interna.

“Uma das estratégias adotadas para a prevenção de incidentes é o estímulo a participação do paciente e também do acompanhante, no cuidado. Por isso, algumas dessas metas são importantes para o conhecimento de ambos. Lembrando que, em 2021, o tema escolhido pela OMS para o Mês da Segurança do Paciente é o ‘Cuidado Materno e Neonatal Seguro’”, finaliza Fát‎ima Suelen Figueira. 

Compartilhe esta notícia: