Inclusão: APAE Taquaritinga (SP) comemora Setembro Verde, mês destinado a inclusão

Compartilhe esta notícia:

Na manhã desta terça-feira (27), as responsáveis e profissionais da APAE Taquaritinga conversaram com o jornalista Gabriel Bagliotti e comentaram sobre o Setembro Verde, mês em que a inclusão é discutida.

A Diretora Geral da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Angela Galatti, ressaltou que os últimos dois meses ajudaram para conscientizar a população, desde o início de agosto até setembro. “Agosto é chamado de mês da Deficiência Intelectual e Múltipla, que serve para informar a população sobre essas deficiências e sobre a potencialidade. Já setembro, é comemorado o Setembro Verde, o mês da inclusão”, explicou Angela.

A responsável pela Assistência Social da APAE, Fernanda De Pieri, afirmou que uma advogada esclareceu aos pais dos alunos, os direitos deles e tirou todas as dúvidas que surgiram, inclusive falou sobre BPC, que trata do benefício de prestação continuada, em que é garantido um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção nem de tê-la provida por sua família.

A parte da educação, que fica por conta da taquaritinguense JosmariRegatieri, ressaltou que foram feitos modelos de como trabalhar com o currículo de forma adaptada, além do Setembro Verde, junto com a Primavera, semana da árvore. “Nós retornamos bem antes que o município com 30%, mas na verdade já estamos com uma porcentagem maior de alunos, porque os pais concordando com o retorno do aluno, desde que ele esteja vacinado, ele pode retornar de forma presencial”, declarou Josmari.

A coordenadora da saúde, Jamile Benite Palma Lopes, disse que abordou a identificação precoce, pois qualquer sinal de deficiência deve ser investigado. “Tivemos profissionais convidados como médicos, nutricionistas, fonoaudiólogos, para auxiliar a população na identificação desses sinais e sintomas para um melhor prognóstico”, explicou a coordenadora.

“Na verdade, a área da saúde tem trabalhado de maneira bem intensiva na pandemia e tem assistido nossos alunos, com todos os protocolos de segurança”, explicou Jamile.

Compartilhe esta notícia: