Politicando – A sociedade falhou

Compartilhe esta notícia:

Por: Leonardo Oliverio

A sociedade falhou

Acompanhei estarrecido as imagens divulgadas sobre a agressão sofrida por uma mulher no último final de semana. Você sabe do que eu estou falando. E nem me surpreende tanto a agressão em si, mas sim como os fatos se desenrolaram.

QUASE NINGUÉM toma uma atitude. Contei sem medo de errar pelo menos 15 pessoas naquele ambiente, e certamente haviam outras. Não conheço os envolvidos e sequer reconheci algum nome conhecido naquele local.

Não me interessa o que motivou a agressão na visão do agressor. Simplesmente nada justifica. Nunca! Em hipótese alguma!

Vale ressaltar o respaldo dado pelo clube à mulher agredida, como bem dito por ela nas inúmeras entrevistas concedidas ao longo da semana. Estão de parabéns pela atitude.

Mas o que está me levando a escrever sobre o assunto numa coluna sobre política? Oras, caro leitor, falhamos (mais uma vez) nas políticas públicas em favor das mulheres e contra agressores.

Que nossos governantes vejam isso como uma oportunidade para fomentar ações de conhecimento para a população. Que Deus nos permita nunca mais ver situações desse tipo. Agressão contra mulher É CRIME! DENUNCIE E NÃO DEIXE QUE OCORRA!

Projeto Isolamento Inteligente *

Os dados divulgados são claros e a cidade pode facilmente comprovar isso: a atuação do Instituto Butantan junto da Secretaria Municipal de Saúde foram primordiais para conter e posteriormente reduzir os casos de COVID em nossa cidade.

A vinda do projeto para nossa cidade organizou ainda mais a atuação das equipes e o nível de testagem aumentou muito. Soma-se a isso a vacinação em massa oferecida para a população (que só não foi mais rápida em razão da chegada fracionada da vacina).

Foram realizados ao longo dos 3 meses de estudos 5.613 testes na população, com uma clara tendência de queda, sobretudo na semana 4 e 8 (a última) que não tiveram incidência viral entre a população visitada. As análises e estimativas demonstraram que saímos de possíveis 1.812 casos em 5 de junho para zero em 16 de setembro no universo da população local, que são corroboradas pela acentuada queda nos números divulgados.

O aplicativo GHM Tainah teve uma adesão aproximada de 6.500 usuários em Taquaritinga (abaixo do esperado, que era em pelo menos 11 mil), mas ainda sim serviu para auxiliar a atuação das equipes e entendimento da progressão do vírus na população, dando uma visão geolocalizada dos casos.

Muitos desses usuários foram notificados ao longo do uso do aplicativo, seja pelo Autoavaliaçãoou pela Notificação direta pela exposição ao vírus. Desse público que recebeu a indicação de ir ao Gripário e fazer o teste, 12,22% positivaram para COVID-19.

Eu sou testemunha do projeto. Fui testado em 2 oportunidades (uma no Gripário em razão de estar com sintomas sintomas e depois em uma visita das equipes no bairro). Em ambos os casos o aplicativo me mostrou o resultado do exame (graças a Deus negativo). Enquanto não necessitei de testes, usava o sistema fazendo a autoavaliação diariamente para validar meu estado de saúde.

Segundo o Instituto Butantan, o projeto seguirá agora para mais 3 meses de trabalhos com novos ciclos de testes para a população e sequenciamento dos testes positivos. Taquaritinga, neste quesito, pode se considerar com boa sorte e com bons relacionamentos. Parabéns aos envolvidos.

* Dados divulgados pelo Instituto Butantan

*Léo Oliverio é empresário, formado em Processamento de Dados pela FATEC Taquaritinga e Gestão Pública pela UNIVESP. Atualmente cursa graduação em Direito.

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas nacionais e mundiais e de refletir as distintas tenências do pensamento contemporâneo.

Compartilhe esta notícia: