Artigo: O dia da Independência

Compartilhe esta notícia:

Por: Matheus Teixeira Romagnoli*

Caros leitores, no feriado do dia 07 de setembro tivemos uma breve demonstração do que pode estar por vir, o golpe. Alguns atos começaram na noite do dia 06 e foi estarrecedor assistir aos vídeos de manifestantes Bolsonaristas furando os bloqueios da polícia militar na Esplanada dos Ministérios. Um confronto que passa uma mensagem clara da pauta que é defendida: a ruptura institucional.

Assim como no dia 06, também no dia 07 tivemos muitas faixas pedindo o fim do STF, intervenção militar, entre outras pautas antidemocráticas e ameaças a suprema corte. Enquanto o ato acontecia, também tivemos discursos do presidente Bolsonaro, que deixou explícita as suas intenções: não sairá do poder exceto “morto ou preso”, e disse também que não irá cumprir nenhuma determinação judicial do STF.

Diante de todos os acontecimentos, essa tragédia da pandemia que custou a vida de 580 mil brasileiros, essa crise hídrica que é iminente, o desemprego, o combustível a 7 reais, o gás de cozinha a 120 reais, o alimento que chega até a sua mesa que ficou mais caro, e, contudo, ainda acredita que pode confiar nesse presidente e “fecha os olhos” para esses atos antidemocráticos, tenho uma péssima notícia para você, leitor: você é conivente.

Mas se você não é cumplice desse autoritarismo, tem repulsa aos atos desse governo doentio e ainda te resta um fio de esperança, um último suspiro, um último grito, que seja na manifestação do dia 12/09 ao lado do povo que defende a liberdade e o estado democrático de direito.

Por isso, a cor oficial da manifestação do dia 12/09 é o branco, que simboliza a democracia e a paz.

Como diz a Nota Oficial do Movimento Brasil Livre que foi publicada dia 08/09, todos os partidos, lideranças civis e agremiações são bem vindas na manifestação do dia 12, desde que respeitem a necessidade de deixarem suas pautas particulares e suas preferências eleitorais fora do ato para nos unirmos pelo impeachment de um presidente golpista e autoritário que ameaça os próprios fundamentos da democracia nacional.

Contamos com a sua presença na manifestação. Não seja conivente com esse governo. Dia 12 de setembro é fora Bolsonaro.

Para saber mais sobre o movimento acesse o link abaixo, você tem papel fundamental para mudar o rumo da história.

https://1209euvou.com/?a=lincesdaliberdade

*Matheus Teixeira Romagnoli, 27 anos, analista, membro da Academia MBL, time Linces da Liberdade.

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas nacionais e mundiais e de refletir as distintas tenências do pensamento contemporâneo.

Compartilhe esta notícia: