Clikando – Onde você estava há 20 anos?

Compartilhe esta notícia:

Por: Gabriel Bagliotti*

Hoje, 11 de setembro de 2021, completam vinte anos do maior atentado terrorista da história. Naquela manhã o mundo acompanhou perplexo  as informações que chegavam dos Estados Unidos, onde dois aviões haviam colidido com as Torres Gêmeas do complexo empresarial do World Trade Center, na cidade de Nova Iorque. De início imaginava-se ser algum grande acidente, mas com o desenrolar das informações foi se entendendo o que estava acontecendo.

Uma sequência de ataques suicidas coordenados pela organização fundamentalista islâmica Al-Qaeda. Na manhã daquele dia, dezenove terroristas sequestraram quatro aviões comerciais de passageiros. Além dos dois aviões que atingiram as Torres Gêmeas, um terceiro avião colidiu contra o Pentágono, sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, nos arredores de Washington, D.C., já o quarto avião caiu em um campo aberto próximo de Shanksville, na Pensilvânia, depois de alguns de seus passageiros e tripulantes terem tentado retomar o controle da aeronave dos sequestradores, que a tinham reencaminhado na direção da capital norte-americana. Infelizmente não houve sobreviventes em qualquer um dos voos.

Mais de três mil pessoas morreram durante os ataques, somando os 227 civil e 19 terroristas que estavam a bordo dos aviões. A esmagadora maioria das vítimas eram civis, incluindo cidadãos de mais de 70 países.

Rapidamente os Estados Unidos responderam aos ataques com o início da Guerra ao Terror, nome que foi utilizado para se referir a invasão ao Afeganistão. No país, os americanos tinham como objetivo derrubar o Taliban, movimento fundamentalista e nacionalista islâmico, que abrigou os terroristas da Al-Qaeda.

Vinte anos após os ataques os Estados Unidos, principalmente o presidente Joe Biden, enfrenta duras críticas pela retirada de suas tropas do Afeganistão, devolvendo o país ao controle do Taliban.

Lembro-me do fato como se fosse hoje, com apenas 13 anos, já tinha em minhas veias o amor pelo jornalismo. Com apenas 13 anos, ainda na oitava série do ensino fundamental, tive conhecimento do atentado ainda na porta do Colégio Objetivo, ao chegar em casa a lembrança é de acompanhar atento todas as emissoras de Televisão para saber detalhes do fato, para os mais jovens, em 2001 a internet já existia, mas não era tão veloz como é hoje, então tínhamos como único meio de informação os canais abertos de TV.

A cada aniversário do  11 de setembro, fico ressabiado, pois podem haver novos atentados e várias partes do mundo, incluindo o Brasil.

E aí, onde você estava a vinte anos atrás?

Até a próxima!!

*Gabriel Bagliotti é jornalista responsável e diretor presidente de O Defensor.

Compartilhe esta notícia: