Cervejando – Harmonização cerveja e inverno

Compartilhe esta notícia:

Por: Monali Bassoli

O inverno chegou, essa estação combina com cervejas mais encorpadas e mais alcóolicas, que conseguem nos aquecer com as temperaturas mais baixas.

A Bock tem um sabor predominante do malte, ela apresenta poucas notas do lúpulo, mas que estão presentes e equilibram a cerveja. Esse estilo possui final seco e apresenta um teor alcoólico que varia entre 5% e 8%. Suas com notas de caramelo, toffee e casca de pão harmonizam com fondue de queijo.

O estilo Dubbel é um clássico da escola belga. Essa cerveja possui aromas e sabores remetendo a frutas secas, chocolate e castanhas e teor alcóolico em torno de 7%. Essa cerveja harmoniza com carne cozida lentamente e que possui caldo grosso.

Se você é do tipo que não deixa a IPA de jeito nenhum, uma opção para o inverno é a Imperial IPA, ela mantém os aromas intensos cítricos, herbais e florais dos lúpulos, mas é mais alcóolica, seu teor alcoólico pode chegar até 10%. Ela também possui notas maltadas remetendo a caramelo e finaliza com um dulçor residual. Harmoniza com pratos intensos e gordurosos com hambúrguer com bacon ou queijo gorgonzola.

A Barley Wine é uma cerveja intensa e alcoólica, variando entre 8% e 12%. No aroma traz notas intensas de caramelo, castanhas e chocolate dos maltes, junto com notas cítricas dos lúpulos. Na boca tem perfil licoroso, alcoólico, com dulçor e amargor intensos em equilíbrio. Harmoniza com crème brûlée.

Lembrando que meu e-mail [email protected] está aberto para sugestões e dúvidas e que esta coluna e todas as outras já publicadas podem ser lidas no meu blog: etudocomida.tumblr.com

*Monali Bassoli é jornalista e sommelière de cerveja

Compartilhe esta notícia: