Artigo – Tecnologias emergentes e transformação digital na auditoria

Compartilhe esta notícia:

*Por Carlos Pires

A profissão de auditor exige atualização constante de conhecimentos, considerando a dinâmica da atividade e seu papel estratégico perante acionistas, investidores e partes interessadas. Por isso, a capacitação sempre foi e será cada vez mais fundamental na formação de auditores. Embora a profissão ofereça oportunidades cada vez mais amplas, o perfil e a profissão do auditor também estão mudando.

A transformação digital está impactando estratégias de negócios e necessidades dos clientes, o que também afeta a auditoria. E a pandemia impulsionou tendências que impactaram diversos setores, com o uso crescente da tecnologia. É o caso de análise de dados e Inteligência Artificial, recursos necessários para uma sociedade em evolução. Na pandemia, tarefas simples tornaram-se desafiadoras, como assinar documentos, contar itens em estoque e compartilhar arquivos digitais. A auditoria precisa estar em um novo patamar, desde que mantenha ou aumente os níveis de eficiência.

Para isso, a aceleração tecnológica e a auditoria digital são determinantes, sendo importante destacar soluções práticas. Uma delas é a assinatura digital de documentos com validade jurídica sem a necessidade da presença física dos responsáveis. Outras são a circularização que substitui cartas em papel e o monitoramento em tempo real das etapas de confirmação da auditoria. Já há casos de dezenas de milhares de assinaturas feitas com esses recursos e outras tantas confirmações enviadas por sistemas próprios. Há também no mercado mecanismos para contar estoques remotamente, com um aplicativo que acelera esse trabalho.

Foto: iStock

Entre tantos benefícios, essas soluções são sustentáveis, reduzem custos, otimizam tempo e garantem segurança. Há outras soluções emergentes, como realizar contagens físicas com drones, por exemplo. Nas instituições financeiras, tecnologias de automação também estão sendo implementadas, com análise de dados, robotização e Inteligência Artificial para processar grandes volumes de dados.

As auditorias de empresas digitais, ativos criptográficos e blockchain são os mais recentes desafios no mundo da auditoria. Se por um lado essas empresas despertam o interesse das auditorias na corrida pela auditoria 100% digital, por outro lado existem barreiras e grandes preocupações quanto à falta de regulação no mercado e, também, aos limites tecnológicos que são impostos na hora de validar a integridade, precisão e valorização desses ativos digitais e intangíveis.

As tecnologias que incorporam índices de mercado na execução de testes também tornam os resultados do auditor mais ágeis e precisos. Já o uso de nuvem e plataformas melhora a colaboração entre auditorias e clientes, promove a comunicação simples e direta, possibilita o acompanhamento da auditoria de maneira transparente, ágil e digital, e habilita o acesso de dados em um único canal seguro.

A prioridade da auditoria tem sido acelerar processos operacionais para substituir tarefas manuais por alternativas automatizadas e digitais, que também promovam qualidade, consistência e eficiência. O mercado já tem à disposição soluções tecnológicas que estão inovando a auditoria, e há outras em desenvolvimento. Assim, a tarefa do auditor está em plena transformação, convergindo constantemente com as novas demandas das empresas e as necessidades de quem a exerce. A tecnologia tem sido uma grande aliada nesse processo e, cada vez mais, investir na transformação digital da auditoria será determinante para o sucesso dos negócios como também para o desenvolvimento profissional dos auditores envolvidos.

Foto: Divulgação

*Carlos Pires é Líder de Auditoria da KPMG no Brasil e na América do Sul, membro do Comitê Executivo da KPMG no Brasil e do Comitê Global de Auditoria da KPMG.

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas nacionais e mundiais e de refletir as distintas tenências do pensamento contemporâneo.

Compartilhe esta notícia: